Resumo setor externo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Setor Externo
A estrutura do balanço de pagamentos

A. Balança Comercial: essa conta compreende basicamente o comércio de mercadorias. Se as exportações FOB (free on board, isto é, isentas defretes e seguros) excedem as importações FOB, tem-se um superávit no balanço de comércio, caso contrário, há um déficit.

B. Balanço de Serviços e Rendas: registram-se todos os serviços e rendaspagos e/ou recebidos pelo Brasil.
Serviços de fatores: são os serviços que representam remuneração a fatores de produção externos (juros, lucros, royalities).
Serviços de não-fatores: correspondemaos itens do balanço de serviços que se referem a pagamentos às empresas estrangeiras pela prestação de serviços (fretes, seguros, transporte, viagens).

C. Transferências Unilaterais Correntes(conta de donativos): registram as doações interpaíses. Os donativos podem ser em divisas ou em mercadorias.

D. Balanço de Transações Correntes: é o somatório dos balanços comercial, de serviçose de transferências unilaterais.
Poupança externa positiva (saldo do balanço de transações correntes for negativo): indica que o país aumentou seu endividamento externo, em termos financeiros, masabsorveu bens e serviços em termos reais do exterior.
Poupança externa negativa (saldo do balanço de transações correntes for positivo): indica que o Brasil enviou mais bens e serviços para o exteriordo que recebeu.
E. Conta Capital Financeira: nessa conta aparecem as transações (contrapartidas financeiras das exportações e importações, transações financeiras puras, etc) que produzem variaçõesno ativo e no passivo externo do país e que, portanto, modificam sua posição devedora ou credora perante ao resto do mundo.
F. Erros e Omissões: é a diferença entre o saldo do balanço depagamentos e o financiamento de resultado, que surge quando se tenta compatibilizar transações físicas e financeiras e sãs várias fontes de informações (Banco Central, Receita Federal, etc). Supõe-se que o...
tracking img