resumo seminário de Anticorpos Monoclonais‏

642 palavras 3 páginas
Introdução

As células responsáveis pela imunidade são os linfócitos e os fagócitos. Os linfócitos podem apresentar-se como linfócitos T ou linfócitos B, responsáveis pelo reconhecimento específico dos antígenos. Cada célula B está geneticamente programada para codificar um receptor de superfície específico para um determinado antígeno.

Os linfócitos B têm como função própria, a produção de anticorpos contra um determinado agressor. Anticorpos são proteínas denominadas de imunoglobulinas ou imunoglobulinas que exercem várias atividades de acordo com o seu isotipo (IgG, IgM, IgA).

Os linfócitos B em repouso não produzem imunoglobulinas, mas quando estimulados por interleucinas sofrem expansão clonal e se transformar numa célula ativa denominada de plasmócito. Estes secretam ativamente anticorpos específicos na resposta imune humoral

Moléculas de anticorpos produzidas em resposta á invasão de compostos estranhos, associam-se não-covalentemente com estas substancias, iniciando um processo pelo qual a substancia estranha é eliminada do organismo.

Moléculas que induzem a produção de anticorpos são chamadas de antígenos, elas podem conter múltiplas regiões diferentes que induzem a produção de um anticorpo especifico ao se ligarem.
Nas moléculas mais complexas, apenas as partes mais expostas são capazes de estimular a produção de anticorpos. Assim, os anticorpos se dirigem apenas contra essas partes, denominadas determinantes antigênicos ou epítopos.

Na produção de anticorpos monoclonais utiliza-se linfócitos b produzidos pelo animal após induzido o antígeno no animal, coleta-se o baço, e a partir da suspensão do homogenato de células do baço se coleta os linfócitos. Porem eles não são imortais.

Com o auxilio de polietilenoglicol (PEG), funde-se o linfócito b a uma célula de mieloma. A célula resultante é chamada de hibridoma que são imortais.

Mieloma é um câncer das células plasmáticas da medula óssea. Utiliza-se esta

Relacionados