Resumo seminário

Páginas: 5 (1193 palavras) Publicado: 21 de março de 2011
Seminário de Práticas 2010 CPS Grupos 530 – 540

Tema 1 – Gerir o Currículo de Forma Reflexiva

Actividade 2 – Diário de aula

Introdução
Ao longo do debate reflexivo foi notório o desconhecimento geral da aplicação do diário no contexto escolar. Depois de vislumbrar mais uma nova ferramenta de natureza auto-reflexiva e crítica ao desempenho do professor em sala de aula surge,naturalmente, a desconfiança da sua aplicabilidade e eficácia. Este sentimento de dúvida torna-se evidente ao analisarmos as perguntas colocadas no debate reflexivo, que de seguida iremos sintetizar.
Reflexão
Uma das questões mais debatidas foi se a escrita é uma condição necessária à reflexão. Tal como referenciado por Zabalza  (1994), “o próprio acto de escrever constitui uma reflexão, no sentido emque, ao relatar a sua experiência recente, o professor constrói-a linguisticamente bem como a reconstrói ao nível do discurso prático e da actividade profissional”. Assim sendo, e caracterizado como documento intimista e reflexivo, o diário é inquestionavelmente uma ferramenta que nos leva ao acto de reflectir sobre factores relevantes decorridos na sala de aula. Enquanto a memória, com o tempo,distorce a percepção dos momentos vividos, a simples escrita imortaliza os mesmos com todos os sentimentos associados. No entanto, o momento escolhido para redigir o diário é de suma importância, podendo alterar a visão da realidade dos factos se o mesmo for escrito quando factores emocionais ainda estão bem presentes. Por outro lado, se o diário promove o interesse e empenho pela prática daescrita, a verdade é que, nesta era tecnológica, outras formas de registo, visual ou auditivo, poderão ser soluções pertinentes para desenvolver o acto de reflectir os comportamentos ocorridos em sala de aula.
Esta primeira questão levou a discutir se o diário é um objecto de estudo válido numa perspectiva ecológica. De acordo com Bogdan & Biklen “…os diários de professores que registam, em pormenor,as primeiras experiências de ensino, os problemas com os estudantes e outros assuntos similares, constituem achados importantes para os investigadores educacionais…” (Bogdan and Biklen, 1992: 134). De facto, considerando que o diário, no momento em que foi escrito, não sofreu nenhuma influência do investigador, poderá ser considerado o seu estudo como válido numa perspectiva ecológica, caso nãoseja uma opção livre do autor, essa validade poderá ser posta em causa.
A discussão evoluiu para a utilidade do diário, quer na perspectiva do professor quer do aluno. Zabalza (1994) refere que “... o diário de aula consiste num conjunto de narrações que reflectem as perspectivas do professor, nas dimensões objectiva e subjectiva, sobre os seus processos mais significativos da sua acção.” Oprofessor transforma-se num investigador de si próprio na medida em que primeiro é narrador, e segundo, é um analista crítico das suas narrações. O diário de aula permite ao professor uma observação mais profunda dos acontecimentos chave da prática lectiva e o seu desenvolvimento profissional, pois constitui uma aprendizagem cíclica assente na eventual interacção com terceiros, tal como sugere Bolívaret al. (2001:183): “ a reflexão sobre as experiências vividas, o acto da escrita e a sua posterior recomposição e/ou diálogo com o formador, assessor ou colegas”. No diário, o professor reflecte sobre os acontecimentos ocorridos na sala de aula, sobre os dilemas que vão surgindo no dia-a-dia, define novas estratégias e metodologias que vão ao encontro de eventuais problemas surgidos, contribuindopara uma melhoria contínua do seu desempenho profissional.
Por outro lado, o diário do professor pode também revelar-se um documento investigacional, nomeadamente no que respeita à análise das angústias e dificuldades sentidas pelos professores de forma a determinar como as ultrapassar.
Do ponto de vista do aluno, as experiências documentadas verificam-se apenas ao nível dos primeiros anos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO SEMINARIO
  • Resumo Do Seminario
  • Resumo
  • Resumos Seminarios
  • Resumo Seminário
  • Resumo do resumo Beccaria seminario
  • SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (RESUMOS)
  • resumo seminário de Anticorpos Monoclonais‏

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!