Resumo - semana da arte moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - CULTURA E SOCIEDADE NOS ANOS 20

(...)
Os anos 20 deste século presenciaram o auge da mais vertical e profunda ruptura na história da cultura no Brasil: o Modernismo. O Modernismo representou toda uma época na vida intelectual e política brasileira. Inscrito num grande processo social e histórico, foi resultado e fonte transformações que vão muito além de seus limites estéticos. P.8Na Europa, o período denominado entre-guerras caracterizou-se por uma profunda crise econômica, social e moral que atingiu os paises capitalistas na década de 20. (...) a partir de então a idéia de um progresso continuo e inevitável perdeu o pouco sentido que porventura lhe restava. (...) Os intelectuais que não se situavam a esquerda abriam espaços a obscurantismos e nacionalismosbeligerantes. A brecha para o fascismo estava aberta.
(...) Mais tarde, com o advento do fascismo na Itália, após 1922, registrou-se a presença de missões culturais italianas no Brasil, que tentavam, através do nacionalismo, aproximar-se da intelectualidade local. P.9.
(...) Podemos dizer com certeza que o grande marco desse processo de reflexão e reinterpretação da cultura por um grupo social que seconstituiu no Modernismo brasileiro foi a chamada Semana de Arte Moderna de 1922.
O Modernismo no Brasil tomou corpo em São Paulo. P.11
Entre 1890 e 1920, a população brasileira cresceu de 14 para cerca de 30 milhões de habitantes, segundo os recenseamentos da época. (...). p.13.
Com a baixa dos preços do café e a superprodução no setor, parte dos lucros passaram a ser aplicados na indústriae no aparelhamento urbano. (...) Em 1920, a Ford instalou sua primeira fábrica de montagem no Brasil. Nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira linha de ônibus urbanos de São Paulo. No governo de Washington Luis foram inseridos os primeiros veículos a gasolina, p.15.
(...) No campo político, portanto os anos de gestação e desenvolvimento do Modernismo foram marcados por crises na ordemcapitalista, assimilando assim o inicio da República entre nós, que oscilaria entre dois pólos: as “oligarquias”, geradas no Segundo Império e baseadas numa economia agrária e exportadora; e a caserna impregnada de jovens, filhos da classe média que começava a ascender. Formou a chamada República Velha ou Primeira República (1889 – 1930) numa rígida ordem oligárquica, fundamentada na política docafé-com-leite. (...)
Setores da burguesia aliaram-se contra a República Velha provocando os levantes de 1922 e a chamada Revolução de 1924, movimento que teve influência marcante no pensamento de quase todos os modernistas paulistas, que cobraram reformas liberalizantes do regime.
Os jovens intelectuais modernistas tinham também seu circuito, que sem excluir totalmente os anteriores, concentrava-sefundamentalmente na região central, no chamado Triângulo Modernista. (...)
A Semana da Arte Moderna representou a conscientização de que o desenvolvimento intelectual encontrava-se defasado diante do desenvolvimento material. (...) A Semana da Arte Moderna, talvez sem saber e com muitas contradições, comandaram uma revolta contra valores burgueses em nome de um ideal artístico. Era o prenúncio dealgumas das grandes transformações sociais e o apelo à idéia de revolução que viria surgir nos anos posteriores. p.27.

2 - A SEMANA
Alguns historiadores costumam eleger o ano de 1912 como marco simbólico do início do Modernismo em território brasileiro. (...).
Vivia-se um momento no qual se buscava colocar o Brasil já em pleno desenvolvimento material e técnico, em sintonia com as mudançasestéticas propostas pelos novos tempos. [...]. p.29.
O ano de 1917 (...) foi decisivo para a formação do grupo e do espírito que elaborou a Semana. Deu-se aí o encontro de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, que se tornariam, segundo muitos autores, as duas figuras de ponta do movimento modernista. [...] p.32.
Também no ano de 1917, o evento artístico que mais repercutiu e mais levantou...
tracking img