Resumo -seis estudos de psicologia (jean piaget)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA (Jean Piaget)

Segundo Piaget o desenvolvimento mental se dá progressivamente de maneira similar ao crescimento orgânico, que começa no nascimento e encerra na fase adulta. Assim a vida mental é como se evoluísse até chegar ao equilíbrio final, que seria a mentalidade adulta, esse equilíbrio vai ficando mais estabilizado com a elevação da idade. Há uma diferençaprimordial entre o crescimento orgânico e o mental; o orgânico sua equilibração final é mais estática e instável e quando atinge um ápice, começa a regredir até a morte. Já o psíquico tem suas funções mais móveis, quanto mais estabilidade, mais mobilidade, assim o fim de seu crescimento não resultará em decadência, mas em um contínuo progresso para um maior equilíbrio.
O desenvolvimento é umaequilibração crescente que oscila entre um estado de menor equilíbrio para um equilíbrio superior. Então é uma construção contínua, que passa de um estágio inferior para um superior, a equilibração é um processo de desequilíbrio e equilíbrio que acontece entre os estágios para haver uma mudança de estágio. O desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais da pessoa. Todomovimento, pensamento ou sentimento corresponde a uma necessidade e essa necessidade é sempre a manifestação de um desequilíbrio, pois algo foi modificado e é preciso de um reajustamento da conduta devido à mudança, ou seja, uma reequilibração. A ação se finda desde que a necessidade seja satisfeita, equilibrando assim o organismo, sendo este processo um movimento contínuo e perpétuo.
Asestruturas variáveis organizam as atividades mentais (esquemas) no aspecto intelectual e afetivo, nas dimensões individual e social. O interesse exerce suas funções em todos os estágios, mas assumem formas diferenciadas de acordo com o grau de desenvolvimento. Primeiro se incorpora o universo à atividade própria, isto é assimila o mundo exterior às estruturas já construídas, a estrutura da assimilaçãovaria as formas de incorporação sucessivas. E depois reajusta estas últimas em função das transformações ocorridas, ou seja, “acomoda-as” aos objetos externos. Pode-se chamar “adaptação” ao equilíbrio destas assimilações e acomodações. Assim o desenvolvimento aparecerá em sua organização progressiva com uma adaptação sempre mais precisa à ”realidade”.
I- O recém-nascido e o lactente
Piaget dizque vai do nascimento à aquisição da linguagem, é um período de intenso desenvolvimento e é essencial para a evolução do mesmo. A inteligência acontece em 3 estágios: o dos reflexos (é uma atividade que atesta a existência de uma assimilação senso-motora precoce), o da organização das percepções e hábitos (são esquemas senso-motores) e o da inteligência senso-motora (inteligência prática) quetransformam a representação das coisas, no inicio a consciência começa por um egocentrismo inconsciente e integral, que se desenvolve levando à construção de um universo objetivo, aonde alcança uma diferenciação entre si e o mundo exterior. As construções do objeto, espaço, causalidade e tempo são processos fundamentais no desenvolvimento intelectual.
A afetividade caminha junto com o desenvolvimentointelectual, assim são indissociáveis. Ocorrendo também em três estágios: o dos reflexos afetivos (emoções primárias), o das percepções e hábitos (afetos perceptivos ligados as modalidades da atividade própria) e o da “escolha do objeto”(objetivação dos sentimentos e sua projeção sobre outras atividades exteriores a si).
II- A primeira infância: de dois a sete anos
Para Piaget com oaparecimento da linguagem a criança se vê com dois novos mundos: o social e das representações interiores, ocasionando mudanças no desenvolvimento intelectual e afetivo. A criança torna-se capaz de reconstituir suas ações passadas e antecipar futuras pela representação verbal. Resultam três consequências essenciais para o desenvolvimento mental: o início da socialização da ação (que vem em 1ª instância da...
tracking img