Resumo seicko: s.o.s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO CERRADO PATROCÍNIO
CLEUBEY CUNHA GOMES

RESUMO
SEICKO: S.O.S

PATROCÍNIO
2011

1. INTRODUÇÃO

O documentário produzido por Michael Moore mostra claramente as barreiras que os americanos enfrentam para conseguir um tratamento médico em um país que não possui sistema de saúde gratuito, onde é necessário ter um plano de saúde para usufruir de um tratamento e adificuldade que há em se obter um plano de saúde, visto que os planos de saúde optam por fazer contratos com pessoas que tem doenças cujo tratamento custe pouco, levando assim em conta mais o material do que o valor da vida do indivíduo, Estado Poiético. Por outro lado no país vizinho, Canadá, em países da Europa e em Cuba, país que os Estados Unidos tanto combate, oferecem tratamento gratuito atodos a população, Estado Ético.

2. DESENVOLVIMENTO

No inicio do filme Moore mostra como os estadunidenses sofrem para preservar um bem tão precioso para todos nós, que é a vida. A maioria das pessoas não possui planos de saúde, e quando necessitam devem pagar e muito caro para ir ao médico, e até mesmo as que possuem plano de saúde paga pelas despesas excedentes. O filme mostra pessoasidosas trabalhando para conseguir comprar remédios para o tratamento, e dentre elas um homem de 76 anos. Um acidente, e o planos de saúde não cobrem o deslocamento da ambulância.

Os médicos responsáveis por avaliar alguns documentos necessários para uma pessoa conseguir ingressar em um plano de saúde nem mesmo sabem quantos documentos possuem suas assinaturas, pois nem sequer tocaram ou viramesses documentos. Suas assinaturas eram digitalizadas e colocadas nos documentos, com sua autorização.

Como dito anteriormente, os planos rejeitam pessoas que possuem certas doenças, cuja lista daria para atravessar o mar de tão extensa que é. Fora isso, há uma pessoa especialista em direito cuja função é a de procurar falhas nos contratos já assinados – em que os clientes estão necessitando deum tratamento que custará alguns mil dólares à empresa responsável pelo plano – para que esses contratos sejam cancelados, por alguma clausula contratual que fira a alguma norma jurídica.

O filme chega a mostrar um ex-presidente americano e outro indivíduo, analisando como ganhariam dinheiro com os planos de saúde. Escondem a verdade da população anunciando medidas que não serão aplicadas,criando ilusões nas pessoas, dizendo que os planos de saúde serão um avanço. Podemos observar nesse trecho do filme a principal característica do Estado Poiético, que é a necessidade material, ou os fins materiais acima de tudo.

No país vizinho, Canadá, tudo é gratuito o que faz com que os americanos viajem até lá para fazer tratamento. É o que conta uma americana entrevistada por Moore, dizendoque: “fica mais barato viajar ao Canadá, que fica não muito longe de sua casa, do que pagar por um médico nos Estados Unidos”. Há até uma brincadeira com um canadense e uma americana, que levam em tom de brincadeira a necessidade da americana se casar com o rapaz para que ela tenha tratamento gratuito.

Ainda no Canadá, Moore procura algumas pessoas que são seus parentes distantes que lá resideme lhes perguntam sobre o tratamento de saúde no Canadá, pelo que em um dos momentos o casal de idosos diz que: “quando vamos até os Estados Unidos, fazemos seguro. Pois tememos cair nas garras dos planos de saúde dos americanos ou até mesmo em um hospital”. Já no Canadá podemos observar que impera o Estado Ético, pois valoriza a vida, o indivíduo.

Na Inglaterra e na França tudo é bem diferentedo que ocorre nos Estados Unidos. Lá tudo é gratuito e vê-se a preocupação do Estado com o bem estar da população.
Um europeu que morou nos Estados Unidos, certo vez precisou de tratamento, mas não conseguiu o que fez com que ele tivesse que retornar ao seu país de origem para receber tratamento. O tratamento do rapaz foi gratuito, e ele ainda recebeu um atestado médico para que descansasse por...
tracking img