Resumo SCHNEUWKY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

1529 palavras 7 páginas
SCHNEUWKY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
Introdução
O ensino da expressão real e escrita requer algumas exigências, como por exemplo, permitir o ensino da oralidade e da escrita a partir de um encaminhamento, ao mesmo tempo, semelhante e diferenciado. Além de centrar-se, de fato, nas dimensões textuais da expressão oral e escrita; oferecendo-lhes um material rico em textos de referência, escritos e orais, nos quais os alunos possam se inspirar-se para suas produções. O estudo afirma que é possível ensinar a escrever textos e a exprimir-se oralmente em situações públicas escolares e extraescolares. Para tanto o ambiente escolar precisa oferecer múltiplas ocasiões de escrita e de fala aos alunos, sem que cada produção se transforme, necessariamente, num objeto de ensino sistemático. A fim de que os alunos apropriem-se das noções, técnicas e instrumentos necessários ao desenvolvimento de suas capacidades de expressão oral e escrita, em situações de comunicação diversa, é preciso criar contextos de produção precisos, efetuando exercícios múltiplos e variados. Para que haja uma compreensão mais efetiva da natureza deste material, os autores expõem detalhadamente o procedimento “sequência didática”, que se trata de seu elemento chave, na medida em que propõem uma maneira precisa de trabalhar em sala de aula. Logo a seguir, o texto enfatiza alguns pontos essenciais, mais particularmente, os princípios teóricos implícitos no procedimento prático, seu caráter modular e as possibilidades de diferenciação de ensino desta prática, relacionando com as outras dimensões de ensino de língua.
O PROCEDIMENTO “SEQUENCIA DIDÁTICA” Uma “sequência didática” é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito. Vejamos, mais detalhadamente, as principais

Relacionados