Resumo Schicotti

4994 palavras 20 páginas
RESUMO SCHICOTTI

TEXTO 1: ANÁLISE EXISTENCIAL GERAL
1. O sentido da vida
Logoterapia: análise existencial que esforça-se especialmente por trazer o homem à consciência do seu ser-responsável, enquanto fundamento essencial da existência humana. Trata-se de um modelo de intervenção, criado por Victor Frankl, que passa diretamente pelas questões existenciais, buscando fazer com que o indivíduo aceite melhor a sua existência. Busca fazer com que o indivíduo também se conscientize da sua condição espiritual. Faz com que o homem reconheça que ele é um ser responsável pela sua existência. Está interessada em produzir questionamentos acerca da vida. Pensar no sentido da vida é reconhecer a condição essencialmente humana que está presente no homem. Uma das questões que a logoterapia vai pensar é a questão da problemática do ser (existência/essência). Enfim, acredita que pode auxiliar o paciente a encontrar um sentido para a vida. A psicoterapia na logoterapia busca alargar o horizonte do paciente, ver além do que ele consegue ver.
Quando a logoterapia problematiza a existência, acredita que através dessa problematização, o homem consegue mudar, se posicionar diante da vida.
Quando a logoterapia fala de alargar o horizonte, fala também do homem tomar contato com o sofrimento, com a insegurança, ter uma certa fé na própria condição da vida, do existir. Fé no sentido de não vacilar na crença. Quando o autor fala da questão da fé, fala também da INSEGURANÇA, no sentido do medo, da impossibilidade. Todos os indivíduos da sociedade contemporânea são inseguros. E essa insegurança é aterrorizadora e tem a ver com a impossibilidade de efetivarmos vínculos sociais.
Viver não tem a ver com a quantidade de anos que vamos viver, mas com a qualidade de vida.
Pensando na busca de um sentido para a vida na logoterapia, uma coisa a pensar é o processo de maturação: quando envelhecemos, percebemos que na juventude não demos valor para o que era importante. Traz uma condição de uma vivência

Relacionados

  • revisitando as psiclogias
    1009 palavras | 5 páginas