Resumo saude trabalhador crepop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As atuações do psicólogo no contexto de saúde do trabalhador vêem revisar a abordagem médica e o conceito tradicional de doença (razões biológicas) e somar a ela as razões psíquicas, ou seja, desubjetividade do trabalhador. É considerado para tanto: a) divisões de trabalho: pressões por horas extras, sobrecarga de trabalho, pressão por turnos, prazos, resultados, etc; b) condições de trabalho:questões quanto a segurança, ambiente, adequação a produtividade, assedio moral, etc; c) simbolismo: a representatividade do trabalho para o trabalhador e para a sua qualidade de vida, devido a seuhistórico pessoal, social e cultural. São considerados nessa equação também a falta de trabalho e a ameaça de emprego como fatores importantes para a saúde mental do trabalhador.
Toda e qualqueração do psicólogo nessa área é orientadora e não um modelo, pois implica em realidades especificas delimitadas por particularidades e possibilidades de ação diante da cultura local. É abrangente a todos,não sendo definida pelo Conselho Regional de Saúde do Trabalhador. Somente com uma abordagem interdisciplinar é possível mensurar a amplitude dos problemas relacionados ao trabalho. O enfoque nasaúde publica (SUS) é a promoção da saúde, a atenção básica e o controle social.
Norteiam o trabalho do psicólogo no âmbito de políticas publicas de saúde do trabalhador (saúde coletiva): promoção dasaúde do trabalhador, a prevenção a acidentes e/ou a causas de stress, a assistência ao trabalhador e sua reabilitação para o trabalho.
Promoção da saúde: Corresponsabilizar o trabalhador por suasaúde, conscientizá-lo e dá-lo instrumentos que gerem reflexão e pensamento critico que possibilite a ele a transformação nas relações de poder tornando-o responsável ativamente dos processos quedeterminem sua vida.
Prevenção (vigilância interdisciplinar): Identificar, controlar e eliminar fatores de risco e causas, considerando a subjetividade do trabalhador. Indicar modificações. Tornar o...
tracking img