Resumo rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 01 – Ecossistemas

Resumo
Os Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais, microorganismos), que constituem a Biótica e os organismos não vivos (ar, água, solo, vento), que constituem a Abiótica. Esses dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados e são muito importantes, porque é dos serviços ambientaisproduzidos pelos ecossistemas que o homem obtém os benefícios para a vida em sociedade.
Os serviços ambientais são os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza e que são produzidos pelas interações que ocorrem dentro dos ecossistemas. Muitos desses serviços são essenciais à sobrevivência do homem, outros aumentam o seu bem estar. Os alimentos e a água que nos mantêm vivos, a madeira que nosfornece abrigo e móveis, e até mesmo o clima e o ar que respiramos, todos são produtos dos sistemas vivos deste planeta.
O estado atual da natureza e sua utilização pelo homem tem sido tema de intensos estudos pelo mundo todo. Em 2005 a Organização das Nações Unidas (ONU) desenvolveu um inventário sobre o estado de uso da natureza pelos seres humanos. Este documento é chamado de AvaliaçãoEcossistêmica do Milênio (AEM) e sua finalidade é fornecer as bases científicas para que governos, sociedade civil e empresas assumam ações que propiciem a conservação, o manejo sustentável e o uso dos ecossistemas e seus serviços.
Neste estudo foram consideras questões como: clima, biodiversidade, desertificação e áreas úmidas. A mensagem síntese da Avaliação Ecossistêmica do Milênio descreve opreocupante estágio em que se encontra o suporte dos recursos naturais utilizados pelos empreendimentos e pela sociedade como um todo, alertando que o mundo pode sofrer um colapso ambiental ainda este século. Mas, o mesmo relatório também indica que ainda há uma possibilidade de mudar este rumo se forem tomadas medidas quanto ao uso indiscriminado dos serviços ambientais.
Estudos recentes da ONU revelamque nos últimos 50 anos o homem modificou os ecossistemas mais rápida e extensivamente que em qualquer outro intervalo de tempo equivalente na história da humanidade e, na maioria das vezes, fez isto para suprir rapidamente a crescente demanda por alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível.
Esta modificação dos ecossistemas apontada pela ONU acarreta uma crescente degradação ambiental,pois como alerta a Avaliação Ecossistêmica do Milênio, 60% dos serviços ambientais essenciais à sobrevivência do homem estão em estágio acelerado de degradação.
O que se pode observar diante desses estudos relatados é que, em nome do desenvolvimento, os serviços naturais encontram-se severamente ameaçado.
O custo total dessas perdas ambientais é de difícil mensuração, mas é alto e continua acrescer, e embora a capacidade da ciência de entender e prever esses processos tenha aumentado muito, eles ainda são imprevisíveis e surgem na forma de novas epidemias de doenças (Aids, gripe suína), mudanças climáticas (tsunamis, terremotos), extinção de espécies, perda da qualidade da água, e em um futuro breve os serviços ambientais não estarão disponíveis gratuitamente.
Políticas futuras devem terpor objetivo satisfazer as necessidades humanas a um preço menor sobre os sistemas naturais. Sem esta mudança, os sistemas naturais não mais poderão prover nossas necessidades em longo prazo.

Capítulo1 - Ecossistemas

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Responsabilidade Social - Responsabilidade Social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade emgeral.
Meio ambiente - É a realidade física e orgânica de um determinado espaço, que pode compreender tanto um ecossistema como toda a biosfera.
Ecossistemas - São sistemas complexos, formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos, constituintes da Biótica (plantas, animais, bactérias), e os organismos não vivos, constituintes da abiótica (ar, água, solo, vento).
Serviços...
tracking img