Resumo romantismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Romantismo Brasileiro

A ideologia liberal herdada da influência do Iluminismo no mundo ocidental somada à filosofia de Voltaire, Rousseau e Locke, entre outros, fizeram da mentalidade europeia, sobretudo no que diz respeito ao atraso político, representado pelo regime absolutista, uma abominadora de fatores repressivos. O governo deveria ter a função primordial de blindar a sociedade dasmazelas sociais sendo, além de administrador, aliado do povo. Contra o Absolutismo, levanta-se o poderio de uma burguesia sedenta por destaque no cenário econômico e político europeu. Representante da revolta dessa classe é a Revolução Francesa (1789) que, sob a égide dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, lega à posteridade a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a trifurcação dopoder em Legislativo, Executivo e Judiciário e também a entrega do domínio à burguesia. Além da queda do sistema monárquico absolutista, o sistema colonial, sobretudo no Novo Mundo, também enveredou pela mudança política, havendo um levante contra a Europa e, consequentemente, legitimação de várias independências. A do Brasil acontece em 1822.

Apesar da França está num contexto de RevoluçãoFrancesa e de ser o centro propagador das tendências artísticas na Europa, o Romantismo teve nela o acolhimento e divulgação que fez do movimento um dos mais polarizados da história literária. No entanto, é na Inglaterra e na Alemanha que o Romantismo tem suas origens e nasce dentro da necessidade da busca pelo passado individual das nações, do sentimento em detrimento da razão, da ruptura com omolde da arte clássica, do retorno ao primitivo, da liberdade de expressão, é o movimento alemão denominado de Sturm und Drang (ímpeto e violência).

No Brasil, o Romantismo encontra terreno fértil. A chegada da Família Real em 1808 traz não só o desenvolvimento do Rio de Janeiro, onde ficou instalada, mas também um prelúdio do que aconteceria anos depois. Com a abertura dos portos o maior trânsitode europeus na colônia, a ideologia liberal também foi habitando a colônia de modo que desembocará na Independência do Brasil em 1822. Do desligamento político com Portugal, o retorno ao passado do Romantismo casa com o surto de nacionalismo estimulado pela independência.

São características do Romantismo:

1. Fim do racionalismo e ausência de parâmetros: os românticos buscarão suasreferências poéticas dentro de si mesmos. Isso faz dessa da literatura romântica uma manifestação de caráter egocêntrico (egótico – culto do eu) e subjetivo.

2. Natureza dinâmica: diferente do Arcadismo que se utilizava da natureza como plano de fundo, no Romantismo ela assume um posicionamento de extensão do sentimentalismo poético. Ou seja, ela dialoga com o eu-lírico segundo seu estado de alma.3. Misticismo: o sobrenatural e o espiritual funcionam dentro do Romantismo enquanto modo de transcender a angústia, do tempo conflituoso. A natureza por momentos se confunde com o próprio Deus em uma atitude panteísta (tudo é manifestação de Deus).

4. Subjetividade e Individualismo: a necessidade de expressar o universo interior dentro de um ponto de vista que vai do individual eegocêntrico para o coletivo.

5. Liberdade de criação: os românticos se rebelaram contra as regras e modelos feitos à expressão de arte. Cabe nesse movimento uma arte levada pelo inspiração. O verso termina onde o sopro da inspiração contemplar.

6. Escapismos: a fuga da realidade faz com que o artista do Romantismo busque refúgio na morte, sonho, imaginação, loucura, espaço, tempo.

7.Nacionalismo: o retorno ao passado faz do Romantismo europeu um presentificador da Idade Média, tendo o cavaleiro medieval como herói. No Brasil, como não há Idade Média, o índio é retomado das origens do povo brasileiro.

8. Idealização da mulher, do amor e do herói: a mulher no Romantismo beira o maravilhoso. Dela emanam características carregadas de sonho, desejo e perfeição como...
tracking img