Resumo revolução francesa

Páginas: 8 (1788 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
Resumo da Revolução Francesa

Introdução

A Revolução Francesa é um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a superação do Feudalismo pelo Capitalismo. É tradicionalmente utilizada para assinalar o inicio da Idade Contemporânea.

Os revolucionários franceses, sob o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, levaram os ideais iluministas às ultimas conseqüências. Procuraraminstituir um estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais. Inauguraram assim um estado que tinha em sua base o "povo" e o direito da "cidadania".

A França em crise

No século XVIII, a França viveu um período de grande prosperidade, embora sua economia encontrasse predominantemente agrícola. De sua população estima-se que 80% vivia nocampo. A prosperidade chegou ao fim por volta de 1778, quando uma crise começou a tornar evidente a precariedade da organização administrativa, política financeira, econômica e social do país.

Desde 1774 o país era governado por Luís XVI, distante dos interesses da população ele governava o país bem distante, no palácio de Versalhes. Para manter o luxo do palácio e de seus membros eram cobradosvultosos impostos da população mais pobre e assim a insatisfação era crescente.

As desigualdades sociais e políticas tinham como causa um conjunto de fatores. Primeiramente, a sociedade estava dividida em três estados: o clero, a nobreza e o povo. Os dois primeiros mantinham privilégios da época feudal como o direito de cobrar imposto. Além disso, eram isentos do pagamento de diversos tributos,ao contrario do povo que não tinha direito algum. Outro fator muito importante era a dificuldade de romper com o a economia agrária e programar a economia industrial, por causa dos grandes déficits provocados pelos gastos excessivos.

O terceiro estado (povo) era formado pela a maioria da população Francesa que reunia diferentes grupos sociais:
§ Grande Burguesia: Formada por banqueiros,empresários e poderosos comerciantes;
§ Pequena Burguesia: Formada por profissionais liberais e médios comerciantes;
§ Sans-culotte: Camada social urbana composta por artesãos,aprendizes de oficio,assalariados e desempregados marginalizados;
§ Camponeses: Eram os trabalhadores livres e semi-livres e os servos presos às obrigações feudais.

O que é o terceiro estado?Tudo.O que ele tem sido em nossosistema político?Nada.O que ele pretende?Ser alguma coisa.

A partir de 1785 os problemas aumentaram, o governo faliu financeiramente, grande onda de desemprego, além disso, um rigoroso inverno destruiu a safra deixando toda a França faminta e revoltada.

Processo revolucionário

O longo processo revolucionário francês foi complexo e contraditório. Para melhor entende-lo foi dividido emdiferentes fases:
§ Revolta aristocrática
§ Assembléia nacional constituinte
§ Monarquia constitucional
§ Republica e convenção nacional
§ Governo do Diretório

1.Revolta aristocrática: O tiro saiu pela culatra

Para solucionar a grave crise econômica, o rei Luís XVI viu-se obrigado a criar novos tributos para o terceiro estado, ou acabar com a isenção tributária do primeiro e segundoestado. Sentindo seus privilégios tradicionais ameaçados, a nobreza e o clero se revoltaram em 1787, e pressionaram o rei para que convocasse a assembléia dos Estados Gerais. O objetivo era obrigar o terceiro estado a assumir os tributos. O sistema de votação era feito da seguinte forma: Cada ordem social tem direito a apenas um voto. Dessa maneira o clero e a nobreza somaram dois votos e o terceiroestado continuava sem voz ativa dentro do estado.

O terceiro estado não concordou com a maneira de votação e logo começou o conflito direto com o clero e a nobreza. Assim paralisou os trabalhos.

2.Assembléia Nacional Constituinte: A revolução nas ruas

Em 17 de junho de 1789 os representantes do terceiro estado se reuniram e se revoltaram proclamando a Assembléia Nacional Constituinte com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de revolução francesa
  • Revolução francesa resumo
  • Resumo revolução francesa
  • Resumo da Revolução Francesa
  • Revolução francesa resumo
  • revolução francesa resumo
  • Resumo Iluminismo e Revolução Francesa
  • Resumo sobre a Revolução Francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!