Resumo revolução dos bichos

Páginas: 8 (1792 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
RESUMO LIVRO REVOLUÇÃO DOS BICHOS

INTRODUÇÃO

Em “A Revolução dos Bichos”, promove a revolução que alça os bichos da Granja do Solar a subversão da ordem e a instalação da Granja dos Bichos.
Coloca os porcos Bola de Neve e Napoleão, orientados em seus princípios e ações pelo Major, no comando dessa nova sociedade. Os suínos constituíram a elite intelectual entre os bichos da fazenda,sendo capazes de entender e racionalizar a sociedade em seu modo de operação antes da revolução e posteriormente estipular objetivos que deveriam ser alcançados por todos. Ao porco Major cabe a condição de líder máximo mesmo que perece dias após sua vitória sobre o tirano Jones.
Seu legado passa a ser disputado por Bola de Neve e Napoleão, cada um com sua opinião e plano político a serimplantado, com a confiança dos animais: cavalo Sansão, a égua Quitéria, o burro Benjamin e todos os outros, menos dotados intelectualmente que confiam suas vidas a seus ‘engajados’ lideres.
Bola de neve acredita na possibilidade de uma revolução sem fronteiras, que ultrapasse os limites da Granja dos Bichos, que seja um movimento de rebelião como em outras fazendas da Inglaterra e dos países vizinhos.Já Napoleão preza as conquistas locais, e no seu pensamento o poder e autoridade suprema sobre os outros bichos.

DESENVOLVIMENTO

A Revolução dos Bichos lançado em 1945. Seu autor Eric Blair, mais conhecido pelo seu pseudônimo de George Orwell, apesar de socialista, não possuía constrangimento algum em criticar o comunismo quando achasse necessário, da mesma forma que criticava o capitalismo.Em seu livro, o autor narra a história de um bando de animais que expulsam o fazendeiro que os exploravam e tomam posse da propriedade. Os porcos, alfabetizados e considerados os bichos mais inteligente por ali, pintam na porta do celeiro sete mandamentos discutidos e aprovados por todos, que passam a reger a vida daquela comunidade. Eram regras simples. Tudo que tem duas pernas é inimigo.Tudo que tem quatro pernas ou asas é amigo. Nenhum animal usará roupas. Nenhum animal dormirá numa cama. Nenhum animal beberá álcool. Nenhum animal matará outro animal. E, por último, o mandamento mais importante: todos os animais são iguais.
Mas como os bichos menos inteligentes tinham dificuldades em decorar essas regras, os porcos criaram o slogan “quatro pernas bom, duas pernas mau”, repetidoà exaustão no balido das ovelhas, reconhecidos como os seres mais estúpidos que viviam por ali.
No inicio da fábula, o dono da Granja do Solar, Sr Jones, embriagado com o poder tranca o galinheiro e vai para cama dormir, cambaleando.
O Major, porco ancião e já premiado, reúne todos os animais e conta seu sonho visionário de como será o mundo depois que homem desaparecer, declara em um tomprofético a necessidade dos bichos assumirem suas vidas, acabando com a tirania dos homens, e canta a canção “Bichos da Inglaterra”. Os animais são contagiados pelos versos revolucionários e entoam apaixonadamente a canção recém aprendida. Sr Jones acorda, alarmado com a possível presença de uma raposa, e com uma carga de chumbo disparada na escuridão encerra a cantoria.
Três noites depois Majorfalece, a morte emoldura o mito e suas palavras ganham destaque nas falas dos animais mais inteligentes da granja. Ninguém sabe quando será a rebelião, mas a necessidade de libertação domina os diálogos dos bichos. Os bichos mais conservadores insistem no dever de lealdade ou no medo do incerto, pois eles acreditam se Srº. Jones for embora que irá alimentá-los, ou morreriam de fome.
Todos osanimais são traçados um perfil: as ovelhas, os cavalos, as, vacas, as galinhas, o burro, os porcos... Todos com um traço de manipulação, alienação rigidez, ignorância, disperção teimosia.
A rebelião ocorre mais cedo do que esperavam. Com a expulsão do Sr. Jones da granja, surge o momento de reorganizar o funcionamento da propriedade. Os porcos assumem a liderança dirigem e supervisionam o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo livro A Revolução dos Bichos
  • A revolução dos bichos (resumo crítico)
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro a revolução dos bichos.
  • Resumo do livro: "a revolução dos bichos"
  • Resumo de: A revolução dos bichos
  • A Revolução dos Bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!