Resumo - revisitando o ensino de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (950 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Licenciatura em História
Disciplina: Teoria e Prática Pedagógica
Professora: Eloisa Souto
Nome do aluno: Anderson Pedro

RESUMO
Referência bibliográfica:
FONSECA, Selva Guimarães.Revisitando a História da disciplina nas últimas décadas do século XX: a história do ensino de História no Brasil. In Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2003, PP. 15-27.O ensino de história, não esta vinculado somente as carreiras acadêmicas, mas também nos aspectos transformadores na educação, política e social. O ensino da história se modificou nas últimas décadasdo século XX.
A produção historiográfica aumentou consideravelmente no meio educacional acadêmico, via indústria cultural, nas últimas décadas do século XX. Vários segmentos contribuíram para oestudo da história, quer seja a mídia, o mercado editorial e o Estado.
Para entender essas mudanças, precisaremos voltar ao ano de 1964, após o golpe militar ocorrido no Brasil, aonde as mudançassócio-históricas ocorreram. Projetos de estruturação das diretrizes governamentais, na legislação, aos programas do novo governo, fizeram com que representassem o ideário educacional dos setores políticosdominantes.
Uma característica da política educacional do período da década de 60 do século XX foi a desobrigação do Estado como financiador do ensino, principalmente o médio e o superior. Isso ocorreupor causa da constituição vigente da época, que diminuiu drasticamente o orçamento para a educação. A educação ficou a mercê das redes privadas, que cresceram gradativamente. Temos também ocrescimento dos cursos profissionalizantes e preparatórios já na década e 80.
Em 1983, com a redemocratização no País, surge uma emenda constitucional, elaborada pelo Senador João Calmon, na qual a União ficaimpedida de investir menos de 12% da receita de impostos no ensino.
Na Constituição aprovada em 1988, prevaleceu o reconhecimento da necessidade de aumentar a verba destinada à educação, aonde a...
tracking img