Resumo relatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho está ligado ao módulo Organização e Rotinas do Quotidiano do curso Secretariado e Relações Públicas ministrado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional-Fogo.
Consiste em retractar resumidamente e a pedido da formadora Zuilda Monteiro sobre um dos temas já estudados: O RELATÓRIO. Desse tema serão referenciados conceitos, finalidades, fases, tipos,classificação, características e estrutura.

2. CONCEITO

Um relatório é um documento escrito e impresso contento um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de um determinado reunião, experiência, projecto, acção, pesquisa, ou outro evento, esteja ele finalizado ou ainda em andamento.

3. FINALIDADES

Visa apresentar o andamento ou conclusão de qualquer tipo detrabalho junto a órgãos financiadores ou fiscalizadores sob forma a ter um rigoroso e eficaz controlo de gestão económica/financeira.
Ajuda e possibilita o chefe/administrador a se orientar e acompanhar todas as técnicas, factos, situações que ocorrem no interior de uma empresa ou instituição.

4. FASES

Para uma melhor elaboração de um relatório é preciso levar em conta três fases importantesantes da sua execução.
4.1. PLANEAMENTO – Para melhor estruturar o que se pretende escrever devemos usar essas perguntas jornalísticas: O QUÊ, A QUEM, e PORQUÉ relatar.
4.2. COLETA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAL – Recolha de dados e informação a serem relatadas.
4.3. REDAÇÃO/REVISÃO – Redigir e fazer uma minuciosa revisão.


5. TIPOS


5.1. RELATÓRIO DE ANDAMENTO MENSAL – É um relatório queaborda mensalmente actividades em andamentos relacionando sempre situação actual e os objectivos do mesmo alcançado no decorrer da mesma actividade.

5.2. RELATÓRIO DE PROJECTO COMUNITÁRIO – Tem o mesmo conceito que o anterior e ainda controla entrada e saída de acções, resultados, numero e localização de beneficiários. Faz-se relato financeiro (dinheiro recebido e gasto).


5.3. RELATÓRIO DEROTINA DE MOBILIZADORES – Feito por um mobilizador que tem como objectivo relatar o andamento do projecto comunitário ao mesmo tempo contribuir com acções de mobilização tipo: união de comunidade, integração de grupos de marginalizados, encorajamentos, etc.

5.4. RELATÓRIO DE VIAGENS DE CAMPO – Tem como finalidade relatar a actividade de viagem, justificação, dificuldades, falhas e resultadosalcançados.

5.5. RELATÓRIO DE REUNIÃO – Deve-se ter em conta o motivo, a finalidade e o resultado de uma reunião. É conveniente usar a voz passiva nesse relatório.




6. CLASSIFICAÇÃO


6.1. CRÍTICO – Texto descritivo e opinativo sobre uma actividade e todo o seu desenrolar.

6.2. SÍNTISE – Fala de uma pesquisa, uma investigação ou sobre relatórios anteriores.

6.3. FORMAÇÃO – Tem umtexto mais personalizado de um evento feito durante um estágio ou um curso.


7. CARACTERISTICAS

A dificuldade na criação de um relatório é normalmente proporcional à complexidade e amplitude do assunto abordado, em situações deste tipo, criar sub-relatórios pode ser uma boa alternativa no entanto existem formas de escrita e linguagem a serem utilizados no sentido de melhorar cada vez maisa compreensão de um leitor.
 Linguagem clara, rigorosa e cuidadosa
 Predominância do objectivo sempre presente
 Registo de língua corrente e um tipo de comunicação técnica ou científico
 Expressão em 1ª ou 3ª pessoa
 Utilização de verbos como: notar, constatar, observar, precisar etc.

8. ESTRUTURA

É importante saber qual o tipo da redacção a ser adoptado para estabelecer o foco doassunto, o início tem de ser criativo e claro. Você precisa prender a atenção do leitor nas primeiras linhas para que ele se sinta motivado a continuar a leitura.
O desenvolvimento tem de ser atractivo para convencer o leitor a respeito do ponto de vista que você está desenvolvendo. Reúna factos, estatísticas, gráficos e depoimentos para dar consistência ao seu relatório.
O fim, assim como...
tracking img