Resumo: reflexo aprendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O reflexo aprendido: Condicionamento Pavloviano
A capacidade de aprender novos reflexos e também uma das características das espécies de animais desenvolvidas ao longo de sua história filogenética (alterações fisiológicas e anatômicas da espécie ao longo de sua existência), ou seja, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos. Durante a evolução das espécies, elas “aprenderam”a responder de determinadas maneiras a estímulos específicos de seu ambiente. Como por exemplo, alguns animais já nascem sabendo que não podem comer uma fruta de cor amarela, que é venenosa. Os reflexos inatos compreendem determinadas respostas do organismo a determinados estímulos do ambiente. Porém esse ambiente muda constantemente. No exemplo a fruta amarela possui uma substância toxica quepode levar o organismo à morte. Se animais de uma de determinada espécie já “nascem sabendo” que não podem comer tal fruta, essa espécie tem mais chance de sobrevivência do que outras espécies que não possuem essa característica. Porém como vimos que o ambiente muda constantemente, ao longo de alguns milhares de anos, a fruta pode mudar de cor, e nesse momento a capacidade de aprender novos reflexostorna-se importante. Suponha que o animal coma a fruta venenosa que agora recebe a coloração vermelha, a toxina, inatamente produz no animal vômito e náusea. Após comer o animal terá vômito e náusea (resposta) eliciado pela toxina (estímulo). Depois desse evento o animal poderá sentir náuseas ao ver a fruta vermelha, e não mais a comerá, diminuindo as chances de morrer envenenado. Tornando assimum reflexo aprendido, e essa aprendizagem de novos reflexos é conhecida como condicionamento Pavloviano.
A descoberta do reflexo aprendido: Ivan Petrovich Pavlov
Ivan Pavlov, um fisiologista russo, ao estudar reflexos inatos, observou que seus sujeitos experimentais (cães) tinha aprendido novos reflexos, ou seja estímulos que não eliciavam determinadas respostas passaram a eliciar. Em suahomenagem, deu-se à esse fenômeno o nome de Condicionamento Pavloviano. Pavlov estudava especificamente o reflexo salivar. Em um pequeno corte perto as glândulas salivares de um cão, Pavlov introduziu uma pequena mangueira, que permitia medir a quantidade de saliva produzida pelo cão em função da quantidade e da qualidade da comida que era apresentada ao cão. Ele descobriu acidentalmente que outrosestímulos além da comida também estavam aliciando salivação no cão, como a simples visão da comida, o som das suas pegadas ao chegar ao laboratório ou simplesmente a aproximação da hora em que os experimentos eram realizados provocavam a resposta de salivação no cão. Assim ele decidiu estudar com mais cuidado esses eventos.
Pavlov utilizou um cão, carne e uma sineta para fazer o experimento clássicosobre a aprendizagem de novos reflexos. Basicamente o que ele fez foi emparelhar (apresentar um em seguida do outro), para o cão, a carne (estimulo que naturalmente eliciava a resposta de salivação) e o som da sineta (estímulo que não eliciava a resposta de salivação), medindo a quantidade de gotas da saliva produzidas (resposta) quando os estímulos eram apresentados.
Depois de cerca de 60emparelhamentos dos estímulos (carne e sineta), Pavlov apresentou ao cão somente o som da sineta, e mediu a quantidade de saliva produzida. Ele observou que o som da sineta havia eliciado no cão a resposta de salivação. O cão havia aprendido um novo reflexo: salivar ao ouvir o som da sineta.
Vocabulário do condicionamento pavloviano
E necessário conhecer e empregar corretamente os termos que se referemao condicionamento pavloviano. No experimento de Pavlov a sineta representa um estímulo neutro (NS), que é apresentado ao cão, mas não produz nenhuma resposta. Depois há um emparelhamento do estimulo neutro ao estimulo incondicionado (US). Dizemos que a relação entre a carne e a resposta incondicionada (UR) de salivação é um reflexo de incondicionado, pois não depende de aprendizagem. Após...
tracking img