Resumo redes e internet - tanenbaum e kurose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Capítulo

1. O que é Internet?

1. Uma descrição detalhada da rede:

A Internet pública é uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo.O termo rede de computadores está começando a soar um tanto desatualizado, dados os muitos equipamentos não tradicionais que estão sendo ligados à Internet, todos essesequipamentos são denominados hospedeiros ou sistemas finais.
Sistemas finais são conectados entre si por enlaces (links) de comunicação. Enlaces diferentes podem transmitir dados em taxas diferentes, sendo a taxa de transmissão(banda passante) de um enlace medida em bits/s.
Em geral, sistemas finais não são interligados diretamente por um único enlace de comunicação, em vez disso, são interligadosindiretamente por equipamentos intermediários de comutação conhecidos como comutadores de pacotes (tipos mais predominantes: roteadores e comutadores de camada de enlace).Eles encaminham a informação que está chegando em um de seus enlaces de entrada para um de seus enlaces de saída. Em redes de computadores o bloco de informação é denominado pacote.
A seqüência de enlaces de comunicação ecomutadores de pacotes que um pacote percorre desde o sistema final remetente até o sistema final receptor é conhecida como rota ou caminho através da rede. A Internet usa uma técnica conhecida com comutação de pacote, que permite que vários sistemas finais comunicantes compartilhem ao mesmo tempo um caminho ou partes dele.
Sistemas finais acessam a Internet por meio de Provedores de Serviços de Internet(ISPs). Cada ISP é uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação. ISPs provêem aos sistemas finais uma variedade de tipos de acesso à rede (acesso por modem discado, banda larga) e acesso a provedores de conteúdo, conectando sites Web diretamente à Internet. Para permitir a comunicação entre usuários da Internet e possibilitar a usuários acesso mundial ao conteúdo da Internet, ISPsde nível mais baixo são interconectados por meio de ISPs de nível mais alto(consiste em roteadores de alta velocidade interconectados com enlaces de fibra ótica de alta velocidade).
Os sistemas finais, os comutadores de pacotes e outras peças da Internet executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações dentro da Internet. O TCP e o IP são dois dos protocolos maisimportantes da Internet. O protocolo IP especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais. Os principais protocolos da Internet são conhecidos coletivamente como TCP/IP.
Os padrões da Internet são desenvolvidos pela IETF e os documentos padronizados dela são denominados RFCs.
Existem redes privadas cujos hospedeiros não podem trocar mensagens com hospedeirosque estão fora da rede privada, elas são denominadas intranets, pois usam o mesmo tipo de hospedeiros,roteadores,enlaces e protocolos da Internet pública.





2. Uma descrição do serviço:

A Internet permite que aplicações distribuídas que executam em seus sistemas finais troquem dados entre si. Ex de aplicações: navegação na Web, mensagem instantânea, áudio e vídeo em tempo real,etc.
A Internet provê dois serviços a suas aplicações distribuídas: um serviço confiável orientado para conexão (garante que os dados transmitidos de uma origem a um destino sejam finalmente entregues ao destinatário em ordem e completos) e um serviço não confiável não orientado para conexão (não oferece nenhuma garantia quanto à entrega final). A aplicação distribuída usa um ou outro dessesserviço, mas não ambos.
Atualmente , a Internet não provê um serviço que ofereça garantias quanto ao tempo que gastará para levar os dados da origem ao destino.


3. O que é um protocolo?

Um protocolo de rede é semelhante a um protocolo humano, a diferença é que as entidades que trocam mensagens e realizam ações são componentes de hardware ou software de algum equipamento. Todas as...
tracking img