Resumo recrutamento e seleção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Recrutamento e Seleção

Recrutamento de pessoal

Objetivo do Recrutamento

Recrutamento é
a captação de pessoas. Ele pode ser interno ou externo. Seu objetivo é municiar a seleção, identificando
pessoas qualificadas com potencial, para rapidamente atender as necessidades do cargo a ser preenchido.

Fontes de Recrutamento

Recebimento de currículo

No momento em que a Unidaderecebe currículos de profissionais do mercado, é interessante que seja enviado uma carta de agradecimento por este recebimento, conforme Anexo I.

Banco de Dados
São currículos em papel que ficam arquivados em pastas suspensas, separadas por função. Este método facilita a busca de currículos, na abertura de vagas.

Indicações
Identificadas as necessidades da Área, o responsável pelo recrutamentoe seleção, distribui a informação interna e externamente; a partir desse momento, recebe indicações de currículos.

Sites da Internet
A internet é mais um recurso que se pode utilizar para captação de currículos. Talvez hoje, o mais utilizado, pelo fato de não ter custo para realização de pesquisas. Existem vários sites de banco de currículos que disponibilizam a consulta de candidatos na rede.Seguem alguns sites gratuitos de pesquisa pela internet: www.catho.com.br, www.manager.com.br, www.empregos.com.br, entre outros.
.

Divulgação Externa

Consiste em divulgar as vagas externamente em Sindicatos, Ministério do Trabalho - CAT -SINE, CIEE, Associações, Faculdades, Intercâmbio com outras empresas que podem contribuir para uma rápida captação de profissionais no mercado,

ou emlocais onde se supõe que haja profissionais com potencial e com o perfil desejado, conforme Anexo II.

Recrutamento Interno
Este processo privilegia os Colaboradores, dando a oportunidade de crescimento na Organização. A divulgação é realizada por meio da intranet e mural de recados, com as características exigidas pelo cargo (descrição de cargo – experiência, idade, escolaridade) solicitandoàqueles interessados que enviem seu currículo para análise.
Anúncio em Jornal
Talvez a mais conhecida das técnicas de recrutamento. Os anúncios em jornais têm valores altos, devido ao preço do espaço de publicidade. Seu impacto é de curta duração, no máximo, uma semana.

Agências de Empregos e Consultorias de Recursos Humanos

As consultorias de Recursos Humanos e Agências de Emprego sãoempresas especializadas em recrutamento e seleção, recolocação de profissionais, administração de profissionais temporários e etc..., que buscam profissionais para atender as necessidades das organizações. Estas empresas cobram em média 80% a 100% da remuneração mensal do profissional.

Seleção de pessoal

Objetivo da Seleção

É identificarcandidatos com qualificação profissional que atendam aos requisitos da função (descrição do cargo), considerando características pessoais, comportamentais e técnicas que propiciem adaptação ao ambiente de trabalho.

A tarefa da seleção na empresa é a de escolher, entre os candidatos recrutados aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo disponível.

Etapas do Processo de SeleçãoAnálise do Quadro Funcional
O quadro funcional foi criado com o objetivo de provisionar as contratações.
Antes da abertura de uma vaga, deve-se considerar a disponibilidade de vagas pré-aprovadas no quadro funcional.

Preenchimento da Requisição de Pessoal
A requisição de pessoal é o primeiro passo na abertura de um processo seletivo. O formulário deve ser preenchido para a identificação davaga que será aberta e descrição do perfil desejado. Este é elaborado pela setor requisitante e enviado para a Setor de Recursos Humanos para as devidas aprovações. Após a finalização deste processo, a vaga poderá ser trabalhada.

Análise de Currículos
Esta análise possibilita verificar o perfil do candidato, através de seu histórico profissional. Esta também possibilita uma “fotografia” do...
tracking img