Resumo receitas despesas perdas e ganhos.teoria da contabilidade são paulo: atlas, 2009, capítulo 9.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS
Referência Bibliográfica: Iudícibus, S.; Teoria da Contabilidade São Paulo: Atlas, 2009, Capítulo 9.

Natureza e definições de receita
A definição de receita criada por equipe de professores da USP é a seguinte:


“Entende-se por receita a entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes,normalmente, à venda de mercadorias, de produtos ou à prestação de serviços. Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos e de outros ganhos eventuais”.


Percebe-se que é uma definição didática e de fácil compreensão devido ao caráter introdutório do trabalho (Contabilidade Introdutória. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1979).
A definição do Comitê de ConceitosContábeis e Standards da AAA, em 1957 definiu receita como:


“Expressão monetária do agregado de produtos ou serviços transferidos por uma entidade para seus clientes durante um período de tempo.”


Essa definição é realmente concisa, mas esbarra em uma das condicionantes que impõe, a condicionante do período de tempo, pois afasta diversas situações de reconhecimento de receita.A definição de Sprouse e Moonitz é uma das melhores, segundo ela:


“Receita de uma empresa durante um período de tempo representa uma mensuração do valor de troca dos produtos (bens ou serviços) durante aquele período.”


Essa definição caracteriza a essência da receita e permite o reconhecimento desta em suas diversas formas. Além disso, coloca o fato de que o mercado deverávalidar o esforço desenvolvido pela empresa. O mercado precisa conferir um valor de troca a esse esforço realizado. Deve-se ressaltar também que não é necessário que haja transferência ao cliente para que se possa reconhecer uma receita, bastando que exista um valor de mercado definido e verificável, assim como se possam estimar as despesas associadas à sua produção.
A dúvida sobre o queincluir na definição de receita sempre existiu, assim as definições de receita nunca foram claras quanto a isso.
O AICPA, em 1961, estabeleceu que “os ganhos derivantes da venda ou troca de ativos (excluindo ações), juros e dividendos ganhos em investimentos e outros acréscimos de patrimônio liquido, exceto os derivantes de contribuições de capital e de ajustamentos de capital deveriam ser incluídosna receita.”
Em 1957, a AAA adotou uma definição mais restrita, exclusive ganhos ou perdas derivantes da venda, da troca ou de outras conversões de ativos. Mas deve-se ter cuidado para não excluir acréscimos de patrimônio que se refiram a outros tipos de serviços prestados pela empresa, como por exemplo receita de juros. Por isso é necessário que se caracterize bem os eventos que provocaramefeitos positivos nas demonstrações.
A receita operacional somente deve englobar os produtos e serviços que constituem a finalidade fundamental da empresa.
As deduções da receita devem incluir as diminuições de patrimônio liquido que são ajustes da própria receita operacional bruta. Por exemplo, impostos faturados diretamente proporcionais, descontos comerciais (contabilizadosseparadamente), devoluções e abatimentos de vendas e despesas de transporte de vendas (desde que o vendedor usualmente incorra em tais gastos). Alguns autores incluem nesta lista as comissões de vendas (quando porcentagem fixa sobre o faturamento) e a provisão para devedores duvidosos (sua contrapartida debitada).
A receita não operacional deve incluir todos os acréscimos de ativo e de patrimônio liquidoderivantes de rendimentos de aplicações financeiras, rendas patrimoniais etc., exceto ganhos na venda de ativos não sujeitos à negociação normal. Neste momento também entrariam as despesas financeiras.

Algumas bases para a mensuração da receita
A mensuração de receita exige que se encontre o valor de troca do produto ou serviços prestados, ou seja, o valor atual dos fluxos de dinheiro que...
tracking img