Resumo rcp

Páginas: 4 (921 palavras) Publicado: 2 de abril de 2013
Ressuscitação Cardiopulmonar: aspectos da comunicação e do tempo
A ressuscitação cardiopulmonar RCP é um procedimento que requer bom relacionamento entre a equipe, por ser tratar de uma situaçãocritica, em que as ações profissionais poderão culminar no restabelecimento da vida ou na morte do paciente.
Outro problema frequentemente observado era a falta de comando único, que resultava emdivergências de conduta entre os médicos, culminando em discussões, fato que confundia a equipe de Enfermagem sobre como proceder e causava demora na efetivação dos procedimentos.
Há que se aprimorar orelacionamento e a comunicação interpessoal da equipe durante a após manobras de ressuscitação, o que certamente contribuirá pra melhor qualidade da assistência, pois uma boa comunicação otimiza autilização do tempo, que é primordial quando se trata de salvar vidas.
Esse partilhar de ideias pode acontecer de forma verbal, paraverbal e não-verbal, e na maioria das vezes se dá mediante aassociação desse tipos de comunicação.
Quando os profissionais se conhecem bem e mantêm um relacionamento harmonioso, a compreensão dos signos não-verbais fica facilitada.
A comunicação predominante em umaRCP é a linguagem verbal falada, porém deve-se lembrar que a comunicação não-verbal permeia todo tipo de comunicação.
Qualquer mensagem dúbia em uma RCP pode ocasionar atraso no inicio doatendimento, fato que pode ser decisivo no prognostico do paciente, pois numa

PCR devida à fibrilação ventricular, em cada minuto que o paciente passar sem ser desfibrilado há uma perda de 10% de chance desobrevivência.
Otimizar a comunicação significa, portanto, otimizar o tempo, e por consequência aumentar as chances de sobrevivência da vitima que estamos ressuscitando.
Apenas um líder deve serescolhido e esse ter clareza e objetividade nos seus comandos tendo sempre a certeza do que fazer, além de ouvir as mensagens do líder é importante deixar claro que elas foram entendidas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO RCP
  • RCP
  • RCP
  • Acls- rcp
  • RCP e ACE
  • 4 RCP
  • RCP NA GRAVIDA
  • RCP em crianças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!