Resumo raizes do brasil sergio buarque de holanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO CAPITULO 3 DE RAIZES DO BRASIL

No primeiro parágrafo o autor afirma que a abolição marca no Brasil o fim do predomínio agrário no contexto de um novo quadro político que se abre no paisem busca de uma nova composição social.

O elo secreto entre esses dois acontecimentos e que, segundo Buarque, processou-se uma revolução que seria lenta, segura, concertada, e única.

Inclusive,ele faz uma critica ao papel dos historiadores que teriam um exagero no trato da existência dos povos em confronto com as agitações da republica, similares das nações espanholas, e com as revoluçõespalacianas na Europa.

No segundo parágrafo, trata dos movimentos vis a vis as eleições americanas considerando que essas revoluções não prejudicam os negócios e não são tão caras.

No terceiroparágrafo, o autor reafirma que a grande revolução não é um fato de um instante. E um processo demorado, três quarto de século, tendo 1888 como marco divisível e momento decisivo de nossodesenvolvimento na medida em que freiam-se os freios contra o advento de uma nova época.

No quarto parágrafo, e vê que daí por diante um novo terreno, um novo sistema acontece tendo por centro de gravidade oscentros urbanos. Com isto há um aniquilamento das raízes ibéricas, a inauguração de um novo estilo de vida, o americano, e lança uma provocação a Oliveira Viana em sua visão que confronta iberismo eagrarismo na formação social brasileira.

No quinto parágrafo ele analisa a cultura Ibérica e Lusitana em relação com a insuficiência do americanismo e no sexto parágrafo ele fala do declínio daprodução agrária e de uma certa hipertrofia urbana.

O autor identifica os movimentos simultâneos das comunidades urbanas ao mesmo tempo em que se dão as restrições urbanas dos centros rurais.

Nosétimo capitulo o autor identifica uma coincidência com a diminuição da importância da lavoura do açúcar na primeira metade do século XIX e sua substituição pelo café.

Como exemplo ele aponta a...
tracking img