A QUESTÃO JUDAICA







Karl Marx começa seu texto apresentando uma preocupação com a emancipação civil e política dos judeus alemães. Aponta em suas primeiras palavras que “Vós, judeus,sois egoístas se para vós, como judeus, pedirdes uma emancipação especial. Como alemães, deveríeis trabalhar pela emancipação política da Alemanha e, como homens, pela emancipação da humanidade.Deveríeis sentir o tipo particular da vossa opressão e do vosso opróbrio, não como excepção à regra, mas como confirmação da regra.” (pág 3).
Marx aponta que os judeus estão sendo visivelmente oprimidos peloestado cristão reconhecido, e que “Se reconhecem o Estado cristão como legalmente estabelecido, reconhecem também o regime de geral escravidão. Porque seria, então, penosa a opressão particular, seaceitam a opressão geral? Por que razão deve o alemão estar interessado na libertação do judeu, se o judeu não se interessa pela libertação do alemão?” (pág 3)
“O Estado cristão, pela sua próprianatureza, é incapaz de emancipar o judeu. Mas o judeu – acrescenta Bauer –, pela sua natureza, não pode ser emancipado. Enquanto o Estado permanecer cristão e o judeu continuar a ser judeu, são igualmenteincapazes aquele de conferir, e este de receber a emancipação.” (pág 4)
“A que título, pois, desejais vós, judeus, a emancipação? Por causa da vossa religião? Mas ela é o inimigo mortal da religiãode Estado. Como cidadãos? Mas, na Alemanha, não há cidadãos. Como homens? Mas vós não sois homens, como também não aqueles a quem recorreis.” (pág 4)
“De que modo resolve Bauer a questão judaica? Qualo resultado? A formulação de uma questão é a sua resolução. A crítica da questão judaica é a resposta à questão judaica. Ei-la em breves palavras: temos de emancipar-nos a nós próprios, antes depodermos emancipar os outros.” (Pág 5)
“Mas, na acepção de Bauer, a questão judaica tem um significado geral, independente das condições especificamente alemãs. É o problema da relação entre religião... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Resumo questão judaica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Quest%C3%A3o-Judaica/256421.html

MLA

"Resumo questão judaica" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Quest%C3%A3o-Judaica/256421.html>.

MLA 7

"Resumo questão judaica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Quest%C3%A3o-Judaica/256421.html>.

CHICAGO

"Resumo questão judaica." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Quest%C3%A3o-Judaica/256421.html.