Resumo psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Conexões Compreensíveis da Vida Psíquica (Psicologia Compreensiva)

Recordando...

- Fenomenologia: fatos individuais sob a forma de realidades subjetivas, vivenciadas, da vida psíquica.
- Psicopatologia Objetiva: rendimentos, sintomas somáticos do psiquismo, fatos significativos que aparecem na expressão, no mundo e na obra.

Mas, de onde vêm esses fenômenos? Daí vem o estudo dasconexões do psiquismo, que pode ser feito sob duas óticas: compreender geneticamente como um evento psíquico é produzido por outro; e explicar causalmente. Explicação psicológica seria a compreensão do evento psíquico resultante de outro evento psíquico.

a) Compreensão e explicação

Conexões causais: encontrar regras do evento – só ocorre esta nas ciências naturais. Na psicologia, o conhecimento sefaz também na apreensão de conexões diversas. O psíquico “resulta” do psíquico de maneira que é para nós compreensível. Ex: quem é enganado fica desconfiado ---) compreensão genética.

b) Evidência da compreensão e da realidade (compreensão e interpretação)

Toda compreensão de processos reais particulares subsiste como interpretação. Só se pode afirmar a realidade de uma conexãocompreensível na medida que forem sendo fornecidos dados objetivos. Ou seja, NÃO deve-se afirmar rapidamente a realidade de uma compreensão compreensível: ABISMO! Por ex.: Há uma conexão compreensível entre o outono e o suicídio, mas a freqüência da conexão compreensível entre os dois não se confirma estatisticamente. Porém isso não significa que a conexão compreensível seja falsa!

c) Compreensão racional eempática:

- racional: compreender o que é falado, usando regras lógicas.
- empática: compreender quem fala – conteúdos de pensamentos, originários do estados de ânimo, desejos e temores.

d) Limites da compreensão X Ilimitação da explicação

Enquanto a compreensão depende do alicerce do psiquismo (regras de aquisição e perda da memória, seqüência evolutiva da constituição psíquica total),a explicação sempre busca causas e efeitos para tudo.

e) Compreensão e inconsciente

O inconsciente pode ser dividido no que é despercebido, que torna-se consciente pela fenomenologia e psicologia compreensiva e no extraconsciente, que não é vivenciado.

f) Pseudo-compreensão – fenômenos compreendidos “como se”
- Psicologia compreensiva – trazer à consciência o que não se percebe.
- Ex:A atividade do psicólogo seria semelhante à do arqueólogo – interpreta obras humanas através de fragmento. Porém o arqueólogo interpreta o que existiu de fato, enquanto a pseudo-compreensão abstrai completamente a existência real do que se compreende.

g) Se vc não entendeu nada até agora, o Jasparzinho camarada faz um resuminho aqui! Pág. 368 (em letras miúdas)

Desculpem, mas agora vem umaverdadeira viagem total:

aa) Compreensão intelectual – conteúdos racionais, configurações, imagens, símbolos e ideais. É a facilidade com que o psicólogo alcança estes conteúdos que limita sua compreensão psicológica.

bb) Compreensão existencial – Quando a compreensão psicológica é impactada pelo imcompreensível, nasce a psicologia empírica. Quando é relacionada com o fenômeno daexistência possível, esta vem a se constituir iluminação filosófica da existência.

cc) Compreensão metafísica – interpreta os fatos e a liberdade como se fossem a linguagem de um ser absoluto (???????????).

h) Como a compreensibilidade psicológica se move entre as objetividades compreensíveis e o incompreensível

Quando descrevemos as conexões geneticamente compreensíveis, devemos atentarpara:
1) Conteúdo de tipo mental pressuposto
2) Expressão percebida
3) Vivência.
É com a conexão destes fatores que se compreende a vida psíquica.

Importante: O procedimento do psicólogo compreensivo é o seguinte: parte-se de uma intuição compreensiva total, que se decompõe em expressão, conteúdos e fenômenos de um lado, e mecanismos extraconscientes de outro, e percebe-se a...
tracking img