RESUMO PSICOPATOLOGIA CAP 14 15 16

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
SENSOPERCEPÇÃO
Sensopercepção: tato, visão, audição, olfato, gustação.
SENSAÇÃO: Fenômeno elementar gerado por estímulos físicos, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, produzindo alteração nos órgão receptores
PERCEPÇÃO: Tomada de consciência pelo individuo do estimulo sensorial.
A percepção não resulta simples e passivamente do conjunto de estímulos esensações, é produto ativo, criativo e pessoal da experiência que partem do estímulo sensorial, mas são recriadas na mente de quem percebe.
APERCEÇÃO: Perceber algo integralmente, com clareza e plenitude, pleno reconhecimento do objetivo percebido.
IMAGEM E REPRESENTAÇÃO
Imagem real
Elemento básico do processo de sensopercepção é na imagem perceptiva real ou simplesmente imagem. Imagem se caracteriza nasqualidades:
Nitidez: A imagem é nítida, seus contornos são precisos.
Corporeidade: A imagem é viva, corpórea, tem luz, brilho e cores vivas.
Estabilidade: A imagem percebida é estável, não muda de um momento para outro.
Extrojeção: a imagem provinda do espaço exterior também é percebida nesse espaço.
Ininfluenciabilidade voluntária: voluntariamente a imagem percebida.
Completitude: A imagemapresenta desenho completo.
Imagem representativa ou mnêmica:
Pouca nitidez: Contorno geralmente borrado.
Pouca corporeidade: Não tem vida de uma imagem real.
Instabilidade: Aparece e desaparece facilmente do campo de consciência.
Introjeção: a representação é percebida no espaço interno.
Incompletude: demonstra um desenho indeterminado, apresentando-se incompleta e apenas com alguns detalhes.
Subtipos deimagem representativa:
Imagem eidética: Evocação da imagem guardada na memória, de uma representação, de forma muito precisa, com características semelhantes à percepção, é voluntária e não representa necessariamente sintoma de transtorno mental. É experimentada por alguns indivíduos que por capacidade excepcional, conseguem ver um objeto com muita nitidez e clareza (rosto, cadeira).Pareidolias: São imagens visualizadas voluntariamente a partir de estímulos imprecisos do ambiente, como ver uma nuvem e poder ver nela um elefante ou um gato, ou mesmo olhar uma mancha imprecisa em uma folha e por meio de esforço voluntário visualizar determinados objetos. Percepção artificialmente modificada é pareidolia.
Imagem representativa ou mnêmica:
Diferença fenômeno imagem x representação: Aimagem representativa ou mnêmica se caracteriza por ser apenas uma revivescência de uma imagem sensorial determinada, sem que esteja presente o objeto original que a produziu.
Representação: é reapresentação de uma imagem na consciência sema presença real, externa do objeto que em um primeiro momento, gerou uma imagem sensorial.
Imaginação: Atividade psíquica geralmente voluntária que consiste emevocação de imagens percebidas no passado (imagem mnêmica) ou na criação de novas imagens (imagens criadas). Geralmente ocorre na ausência de estímulos sensoriais.
Fantasia (fantasma): produção imaginativa, produto minimamente organizado da imaginação, no sentido psicanalítico consciente e inconsciente, intensa em crianças. As dominantes em certas personalidades histéricas. Artistas, inventores, poetase etc dependem basicamente de sua capacidade de produzir, desenvolver e elaborar suas fantasias.
Alterações QUANTITATIVAS da sensopercepção:
Hiperestesia: Aumento da capacidade sensoperceptiva, anormalmente aumentada.condição na qual as percepções encontram-se anormalmente aumentadas com intensidade e duração. Sons ouvidos de forma amplificada, ruído parece um estrondo, as imagens visuais e ascores tornam-se vivas e intensas. Ocorre pela intoxicação por alucinógenos como LSD, eventualmente cocaína, maconha, Harmina e harmalina (Sto Daime e União do vegetal), em algumas formas de epilepsia, enxaqueca, hipertireoidismo, esquizofrenia aguda e em certos quadros maníacos.
Hiperpatia: Quando uma sensação desagradável (queimada dolorosa) é produzida por um leve estímulo na pele. Ex:...
tracking img