Resumo - Psicologia do Ato, Fonomenológica, Naturalista e Romântica

464 palavras 2 páginas
É importante lembrar no nascimento da psicologia científica a presença de correntes que foram suas contemporâneas e não foram incorpodoradas por ela. Apesar de Wundt ter tido grande importância para a psicologia científica, outros psicólogos com visão diferente a sua destacam-se. Eram contra o elementismo e associacionismo, tinham os fenômenos mentais como totalidades. As principais são: psicologia do ato, a fenomenológica e a romântica. Representadas por: Franz Brentano, Edmund Husserl e Rousseau.
Franz Brentano, fundador da Psicologia do Ato, define a psicologia como ciência da alma. Onde o ato ou ação mental não teria um conteúdo em si mesmo, ou seja, refere-se a um objeto exterior. Processos mentais ou psicológicos são atos e não conteúdo. Assim, visão e audição são processos ou atos psicológicos, enquanto sons e objetos percebidos são o conteúdo do ato.
A psicologia do ato exclui a ideia de uma experimentação sistemática como comum na psicologia experimental wundtiana, acreditava que experimentações deveriam ser apenas em pontos cruciais, e é contra toda psicologia que tem por princípio o elementismo e o associacionismo. Representada por Carl Stumpf e Edmund Husserl, a Psicologia Fenomenológica, eram rivais de Wundt. Assim como a psicologia do ato, esta teve grande influência sobre a gestalt pelos mesmos motivos, tratando também das funções da mente, influenciou por consequência o funcionalismo. Da mesma forma que Brentano, identificavam funções mentais como processos psicológicos ou atos e conservavam a visão de intencionalidade dos atos em relação aos objetos. Stumpf também considera que os fatos primários ou processos são fenômenos que devem ser estudados de forma neutra, assim como aparecem na observação. A psicologia se ocuparia daquilo que aparece, que se manifesta.
Husserl define a escola fenomenológica como o estudo dos fenômenos psíquicos e apresenta a fenomenologia como um método dirigido a priori. Esta seria capaz de fazer a recisão metódica

Relacionados