Resumo psico higiene

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO CAPÍTULO 1 – O PSICÓLOGO CLÍNICO E A HIGIENE MENTAL (p.19-30)
José Bleger analisa no capítulo 1: “O Psicólogo Clínico e a Higiene Mental”, em seulivro, Psico-Higiene e Psicologia Institucional de 1984, a separação do psicólogo clínico da atuação social: ele acredita que como profissionais de psicologia devemoster uma maior responsabilidade social sempre buscando a psico-higiene. A psico-higienne busca proporcionar condições para a vida e a saúde nos grupos básicos deinteração, como a família, a escola, o trabalho, e as atividades comunitárias.
No contexto geral da explicação de Bleger, podemos entender essa realnecessidade quando ele parafraseia Clifford Beers: “Fazer algo pelo doente mental”, ele abre as portas para a elaboração substancial de sua idéia original, além deincitar o agente de saúde mental a fazer algo pelo grupo que apóia.
Há uma critica forte sobre a inércia dos profissionais de psicologia que esperam pelo poderpúblico e pela iniciativa privada. Parafraseando Bleger, “o psicólogo clínico deve tomar as rédeas”, projetos e ações devem e têm que partir dos próprios profissionais,mas mesmo a ação voluntária esbarra em algum momento na burocracia.
Prendemos-nos às condições culturais de atuação e a própria constituição do sistema vigenteem saúde que convivemos diante a vicissitude de nossa história, Bleger relaciona psicanálise e psiquiatria com a psicologia e cita que os primeiros estãofechados ao sistema da atividade curativa e terapêutica respectivamente enquanto ao segundo, a sua atividade deve relacionar-se a “saúde e a vida”, mas o que...
tracking img