Resumo propriedade dos metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades Gerais dos Materiais

Introdução

Tem como objetivo aprender a distinguir e recomendar materiais utilizados em equipamentos e componentes elétricos e magnéticos, levando em consideração as propriedades dos metais, ligas, cerâmicos, semicondutores e plásticos, além das tendências atuais para o uso das propriedades desses materiais.
Problemas em relação a materiais aparecerão semdúvida, principalmente em relação à sua escolha, cada situação para essa escolha é diferente, mas existem pontos de partida gerais para uma análise inicial.

-Primeiramente deve-se considerar qualquer efeito de mudança que transgride o limite do material, seja calor, resistência ou até mesmo a capacidade de conduzir corrente elétrica.
-Faça uma lista com os materiais possíveis, e elimine algunspor não se adequarem às propriedades mecânicas necessárias, como corrosão fraturas, outra idéia é fazer uma pesquisa de custos e quantidades, tratar estes materiais quimicamente ou termicamente, aumenta a possibilidade de uso e diminui o risco.

Ligações químicas
Ligação metálica:
Atração interatômica forte os elétrons na camada de valência são facilmente carregados para a banda de condução,enquanto que os demais ficam ligados fortemente ao núcleo, o que origina uma estrutura formada por íons positivos e elétrons livres.

Ligações Secundárias

Interação Dipolo induzido–Dipolo induzido
É a mais fraca das ligações secundárias, existe entre duas moléculas apolares e são rápida e inconstante, uma molécula apolar muito próxima, polariza uma outra molécula apolar em questão desegundos esta interação acontece entre todas as moléculas, porém são feitas e desfeitas rapidamente, em resumo é uma ligação fraca.

Interação Dipolo-Dipolo
Esta interação já é mais forte, acontece entre moléculas polares, os pólos de sinais contrários dessas moléculas se ligam, o que resulta em uma interação mais forte, não há indução nesse caso.

Pontes de Hidrogênio
É a ligação que ocorre entreo hidrogênio e os elementos mais eletronegativos o F (Flúor), O (Oxigênio), N (Nitrogênio) devido a grande diferença de eletronegatividade essa interação é a mais forte das mencionadas.

Estruturas Cristalinas
Os materiais sólidos podem ser caracterizados em relação as suas estruturas atômicas, um arranjo periódico constante caracteriza um material cristalino para longas distâncias, emcondições normais todos os metais e a maioria das cerâmicas são cristalinos.
Os materiais não cristalinos são chamados de amorfos, como por exemplo, os vidros.

Uma fase é uma parte homogênea que se estende por uma grande distância atômica, o número de fases cristalinas é imenso já que existem muitas permutações e combinações de grupos de átomos.

Uma fase amorfa tem ordem de pequenas distâncias seusarranjos são menos definidos e permitem maiores diferenças na composição, o óleo a água e o mercúrio são exemplos de fases amorfas em temperatura ambiente.

Uma molécula tem uma regularidade estrutural porque as ligações covalentes determinam o número de vizinhos para cada átomo, tais estruturas são denominadas cristais, algumas propriedades dos sólidos cristalinos dependem da estrutura docristal deste material.

Propriedades Elétricas

As cargas elétricas se deslocam nos materiais em forma de corrente elétrica, resistência é a maior ou menor dificuldade de que se opõe um condutor à passagem de corrente elétrica mobilidade das cargas varia para cada material.

Condução nos sólidos condutores, no mercúrio e nos metais em fusão

Nestes materiais existem elétrons livres, que podemse deslocar com um movimento que depende da temperatura, os elétrons se agitam em um movimento desordenado, porém se a substância for submetida a um campo elétrico os elétrons se ordenam formando corrente, está corrente tem uma velocidade muito mais baixa do que a da agitação térmica, quando são arrastados por colisão com o material os elétrons perdem parte da sua energia em forma de calor...
tracking img