Resumo processos, que processos?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Processo, que processo?

Introdução

Existem empresas hoje em dia que querem se organizar por processos porem não sabem o passo a passo para se organizar dessa forma, outras empresas já sabem como se organizar dessa forma, algumas também não sabem se a forma com que ela é organizada é a adequada para a gestão por processos.
Esse resumo mostra a diferença das organizaçõestradicionais e as empresas já estruturadas por processos.
A ideia de processo já existe faz um tempo na administração, mas é um novo entendimento que diz que o negocio precisa focar aquilo que pode ser feito para agradar aos clientes externos. Algumas empresas acabam dando alguns passos e desistem logo depois, sem saber ao certo como prosseguir.

Como Enxergar os processos
O Trabalho nos escritórios épouco visível a questão do processo e acaba sem não facilmente observável o trabalho realizado.
O Caso da empresa Belofio, levou 15 dias para entender seu processo essencial principal. O processo essencial de atendimento dos pedidos dos clientes só foi compreendido após inúmeras reuniões com o pessoal da empresa.
Os processos podem ser utilizados em macroprocessos e subdividos em subprocessos ougrupos de atividades.
O Ponto de vista do cliente
Empresas convencionais foram voltadas em uma função de visionar a sua própria realidade interna, sendo centradas a si mesmas.
Para organizar a empresa por processos, é necessário colocar o foco no cliente externo, já que os processos começam e terminam nele. Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato doque o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negocio.
O objetivo das empresas é oferecer para o cliente mais valor, de forma mais rápida e um custo mais baixo é necessário aprender a pensar em novas formas de estruturar as empresas.
Podemos dizer de maneira simplificada que o comportamento do cliente e suas expectativas baseiam emalgumas ideias simples, o cliente avalia cuidadosamente o que ele recebe em função do que ele paga e não exerga os aspectos internos da organização.
Organogramas e processos
Os organogramas não mostram como são feitos os processos internos de uma organização. Os processos de negocio estão relacionados com o funcionamento da organização e geralmente não respeitamos limites organizados pelosorganogramas.
As áreas funcionais e suas chegias não desaparecem quando a organização se estrutura por processos.
Organizar por processos
A organização orientada por processos pressupõe que as pessoas trabalhem de forma diferente. Em lugar do trabalho individual e voltado a tarefas, a organização por processos valoriza o trabalho em equipe.
Com essa forma a empresa desenvolvera menos tempo pararealizar os trabalhos, e terá consequentemente um melhor aproveitamento da experiência e do conhecimento adquirido nos processos empresariais.
Os processos nas empresas
Algumas empresas já tem utilizado a centralização das suas prioridades, acoes e recursos nos seus processos essenciais, são empresas que tem demonstrado desempenho superior em termos de agilidade, flexibilidade e capacidade deresposta.
A importância dos processos essenciais na gestão das empresas vai da identificação e definição desses processos, passa pelo aperfeiçoamento de tais processos, pela priorização deles na gestão da empresa.
Gestão por processos versus estruturação pro processos
O Funcionamento das empresas de acordo com a logica dos processos implica a adoção de novas maneiras de trabalhar e de gerenciar otrabalho. A difereca por processos organizacionais da gestão por função tradicional pelo menos três motivos: ela emprega objetivos externos, os empregados e recursos são agrupados para produzir um trabalho completo e a informação segue diretamente para onde é necessária, sem o filtro da hierarquia. O sucesso da gestão por processos esta ligado ao esforço de minimizar a subdivisão dos processos...
tracking img