Resumo pré ditadura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Jânio Quadros foi o primeiro presidente a tomar posse em Brasília, um ano após sua fundação. Porem 6 meses após renunciou o cargo, sem maiores explicações. Quem deveria assumir era seu vice, JoãoGoulart. Porem os militares criaram complicações e Jango só assumiu a presidência graças a população que exigiu que a constituição fosse cumprida. Contudo ele assumiu com uma condição imposta pelosmilitares, a implantação do parlamentarismo.
João Goulart era o novo presidente do Brasil e uma de suas medidas era realizar as Reformas de Base, como por exemplo, a Reforma agraria que previa queterras onde não houvessem produção seriam loteadas e “distribuídas” (O mesmo que o Movimento dos Sem Terra - MST).
Com o anuncio desta proposta a alta burguesia sentiu medo em perder seus direitos epassou então a se opor ao governo. Como se não bastasse isso, Jango era considerado a favor das ideias de esquerda (responsável, inclusive, pelas dificuldades encontradas para assumir o cargo narenuncia de Jânio) e em pleno briga de capitalismo e socialismo isso levou os Estados Unidos a temerem a transformação do Brasil em um aliado da União Soviética.
Esse talvez tenha sido um fator decisivopara a queda de João. Os EUA começaram a interferir fortemente. Passaram a “patrocinar” secretamente campanhas contra o presidente além de infiltrar diversos agentes da CIA disfarçados, o principaldeles: o padre responsável pelas Marchas da Família com Deus pela Liberdade onde o governo era “criticado”.
Com grande parte do Brasil já voltado contra Jango os militares decidiram que era hora deagir. Para azar dos golpeados a data do golpe foi mudada para 31 de março já que o comandante da operação era supersticioso e no dia 1º de abril a lua mudava de fase. João Goulart não havia nem sequerpreparado sua defesa e foi tirado do governo sem resistir, sem nem mesmo um disparo de arma de fogo.
No dia 10 de Abril assumia a presidência o primeiro presidente brasileiro militar Castelo...
tracking img