Resumo por capítulosdo Livro Triste fim de policarpo quaresma

1969 palavras 8 páginas
Resumo por tópicos do livro "O triste fim de Policarpo Quaresma"
Primeira parte
Capítulo1

O major Quaresma era respeitado e conhecido por todos, por causa de seu patriotismo e por defender com honra e garra o seu país. Ele levava uma vida monótona e cronometrada até começar a frequentar aulas de violão. Lá, ele aprendia a tocar modinhas brasileiras.

Capítulo2

Quaresma estava de férias em sua chácara, ele almoçava cedo para poder aproveitar o resto do dia para passear pelo pomar. Após este passeio, o major se dirigia até sua biblioteca e lia alguns de seus livros. Depois de algum tempo, Quaresma encontra Albernaz e alegrou-se em saber que seu amigo iria fazer uma festa tradicional e que as crianças iriam cantar no dia da festa. Os dois foram falar com a Maria Rita, mas ela só sabia uma cantiga, então os dois foram atrás de um senhor que sabia várias cantigas, ele aceitou ensaiar as crianças. A festa estava ótima. Algum tempo depois o major Quaresma recebeu a visita de sua afilhada e de seu compadre. Enquanto os três conversam, Ricardo chega e fica interessado na moça.

Capítulo3

Ismênia, a filha do general, ia se casar com Cavalcante. Cavalcante terminou sua faculdade de odontologia e logo marcou o casamento dos dois. O matrimônio ocorreria dali a três meses. Então logo começaram os preparativos para a festa de noivado. A mão de Ismênia começou a arrumar a filha para o noivado, mas esta parecia na estar entusiasmada com o casamento, pois ela considerava o seu relacionamento com Cavalcante um casamento. Mais tarde, durante a festa de noivado, Cavalcante fez o pedido de casamento formalmente.

Capítulo4

Na abertura de uma sessão na câmara, o secretário leu um requerimento feito por Policarpo. Este requerimento pedia a oficialização da língua tupi-guarani no Brasil. Este pedido de oficialização gerou muita polêmica, e para quem nunca havia recebido críticas, Quaresma ficara enfurecido.Todo essa desordem atingiu os ouvidos de seu sogro, o italiano

Relacionados