Resumo politico do luiz inacio lula da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lula o filho do Brasil


A seca de 1952

A década de 50 foi particularmente difícil para o Nordeste. Marcada por duas grandes secas – as de 1952 e 1958 – a Região, que detinha um terço dapopulação do País, parecia fadada ao subdesenvolvimento e ao descaso do poder público. Comunidades inteiras apresentavam acentuadas quedas nos padrões sócio-econômicos. Proliferavam o desemprego, a fome,a miséria e a mortalidade infantil. 


Durante a seca de 1952, a pior da história do Nordeste, a família recebe uma carta de Aristides, chamando mulher e filhos para viverem a seu lado em SãoPaulo. Dona Lindu vende tudo o que tem e parte com os filhos, sem saber de
que se tratava de uma carta falsa: cansado de apanhar do pai, Jaime forjara uma carta convocando a família. Na verdade,Aristides queria distância da primeira mulher e de seus sete filhos.


Golpe Militar de 1964, a história da República Brasileira recomeçava com outro olhar. Era o fim da República Populista e o começo doregime militar, que se estendeu até 1985.

A crise após o golpe militar de 1964 levou Lula a mudar de emprego, passando por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma dasprincipais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical, através de seu irmão José Ferreira daSilva, mais conhecido por Frei Chico. Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher uma nova diretoria e Lula foi eleito segundo suplente. Na eleiçãoseguinte, em 1972, tornou-se primeiro secretário.
Em 1975, Lula foi eleito presidente do sindicato com 92 por cento dos votos, passando a representar 100 mil trabalhadores. Lula deu então uma novadireção ao movimento sindical brasileiro. Em 1978, foi reeleito presidente do sindicato e, após 10 anos sem greves operárias, ocorreram no país as primeiras paralisações. Em março de 1979, 170 mil...
tracking img