Resumo PMBOOK Cap 5,6 e 7

851 palavras 4 páginas
Disciplina: Gerenciamento de Projeto

Capítulo 5: Gerenciamento do escopo do projeto
O Gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para terminar o projeto com sucesso. Este gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está incluso no projeto.
Os processos de gerenciamento do escopo do projeto são: Coletar requisitos, definir escopo, criar a EAP, verificar e controlar o escopo.
Esses processos interagem entre si e com outras áreas de conhecimento, podem envolver esforços de uma ou mais pessoas. No contexto do projeto o termo escopo pode se referir ao:
Escopo do produto: As características e funções que descrevam um produto serviço ou resultado;
Escopo do projeto: O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com características e funções especificadas.
O trabalho envolvido na execução dos cincos processos de gerenciamento do escopo do projeto é precedido por um esforço de planejamento feito pela equipe de gerenciamento de projetos. O plano de gerenciamento pode ser formal ou informal, altamente detalhado ou conciso, dependendo das necessidades do projeto.
Coletar os requisitos
Processo de definir e documentar as funções e funcionalidades do projeto e do produto necessárias para atender às necessidades e expectativas das partes interessadas.
As ferramentas e técnicas usadas para coletar requisitos são as entrevistas, dinâmicas de grupo, oficinas e técnicas de criatividade em grupo como Brainstorming que é usada para gerar e coletar ideias relacionadas aos requisitos do projeto e do produto, técnica de grupo nominal e a técnica Delphi onde um seleto grupo de especialistas responde questionários e fornece comentários a respeito das respostas de cada rodada de coleta de requisitos, mapas mentais, diagramas de afinidades, técnicas de decisão em grupo,

Relacionados