RESUMO PINA BAUCH

556 palavras 3 páginas
Goiânia, Goiás. 14/11/2014
Universidade Federal de Goiás.
Aluna: Déborah Neves de Souza.

TEXTO 03. Contextualização da ‘’Dança-Teatro’’ para Pina Bauch

A Dança Moderna Americana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou Clássica. Criada nos últimos anos do século dezenove e primeiro do vinte teve intenções bem diferentes. Os bailarinos dançam descalços, trabalham contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora respeitem uma técnica fechada.
Sua grande iniciadora foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada de Dança Moderna foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 desse século. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.

Nessa época Europa passava por uma fase de transição. Onde a arte estava passando por mudanças. Também outras artes como Artes visuais, deixavam de recorrer as idéias do renascimento.
A expressão “Dança-Teatro” (“Tanztheater”, em alemão) tem como definição mais universal “a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança, na qual a maior referencia é a realidade humana”.

O termo já tinha sido usado anteriormente na Alemanha, entre 1910 e 1920, por alguns membros do movimento Expressionista de dança, que pretendiam distanciar esta nova forma de arte, das tradições do ballet clássico; entre eles, o pioneiro e o mais importante representante desta corrente de pensamento: Rudolf Von Laban. Posterior à ele estão Mary Wigman e Kurt Jooss, antecessores de Pina Bauch quem ela herda experiências.

Ao longo de suas mais de cinco décadas de criação, este estilo de se fazer dança, mantém quase sempre a mesma essência: Baseia-se no elemento humano e procura ser uma arte com um maior papel pessoal, que prima pela sensibilização e reflexão do público.

Numa performance que combina: dança, canto, diálogos, uso de personagens, cenários e figurinos;

Relacionados

  • 4223040779
    87631 palavras | 351 páginas