Resumo pi -gestao de marketing-insper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap 1 – MKT para o século XXI
Princípio das empresas: identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais entregar valor ao cliente di maneira lucrativa. valor = beneficio percepito – custo percepito
Troca e transação
Os professionais de mrk buscam influencar o nivel, oportunidade, e composição da domando al fim de atender os abjectivos da organização.
Orientações da empresa para omercado:
* Produção
* Produto
* Vendas
* Marketing: produto certo para o cliente; superioridade na criação, entrega e comincação de um valor superior.
* Marketing holistico: no mkt tudo é importante: consumidor, funcionários, concorrentes, outras empresas e a sociedade como um todo.
Dimensões: mkt interno, mkt integrado (4 Ps do vendidor: produto, preço, praça, promoçao 4Ps do cliente: cliente, custo, convenienca, comunicação), mkt socialmente responsável e mkt de relacionamento (cliente, parceiros).
Mkt integrado: programas de mkt devem ser totalmente integrados para criar valor aos consumidores. As atividades de MKT podem assumir muitas formas. Uma forma tradicional de descrevê-las é em termos do mix de mkt, que é o conjunto de ferramentas de mkt que a empresausa para perseguir seus objetivos de mkt. Essas ferramentas estão reunidas nos 4ps: produto, preço, praça e promoção. Assim os 4 p’s são as ferramentas para influenciar os compradores. Cada ferramenta é projetada para oferecer um beneficio ao cliente (4ps4cs)
Produto | Cliente |
Preço | Custo |
Praça | Conveniência |
Promoção | Comunicação |

Mkt interno: é a tarefa de contratar,treinar e motivar funcionários para atender bem os clientes. É tão importante quanto o mkt para fora da empresa.
Necessidades são os requesitos humano basico. Essas necessidades tornan se desejos quando direcionadas a objetos aspecificos que possam satisfaze la. O marketing, juntamente com outros fatores sociais, influencia os desejos.
Tipos di necessidades:
* Declarada
* Não declarada* Reais
* De algo mais
* Secreta
Valor é um conjunto de beneficios
A oferta é a proposta de valor intangivel materializada (combinação de produtos, serviços, informaçoes e experiencias).
Uma marca é uma oferta de uma fonte conhecida.

Cap 2 – Desenvolvimento de estratégias e planos de MKT
A visão tradicional de marketing é que a empresa faz alguma coisa e eantão a vende. Nessaperspectiva, o marketing acontece na segunda metade do processo do valor (mais frequente nos mercados caracterizados pel escassez de bens, este modelo não funciona em economias mais competitivas, em que as pessoas tem varias opções).
Processo de entrega do valor:
Sequencia de criação e entrega de valor – selecionar o valor (= marketing estrategico)(segmentação, seleção e posicionamento do valor)|fornecer o valor| comunicar o valor
selecionar o valor = marketing estrategico
forecer o valor + comunicar o valor = marketing tatico
marketing estrategico + marketing tatico = plano de marketing
O plano de marketing estrategico estabelece os mercados alvo e a proposta de valor que será ofericida, com base em uma analise das melhores oportunidades de mercado. O plano de marketing taticoespecifica as taticas de marketing, incluindo caracteristicas do produto, promoção, comercialização, determinação do preço, canais de venda e serviços.
O processo di marketing começa antes da existencia de um produto e continua enquanto ele é desenvolvido e depois que se torna disponivel. Os japoneses elaboraram um pouco mais essa visão, com os seguintes conceitos:
* Tempo zero de feedback docliente
* Tempo zero de melhoria do produto
* Tempo zero de compra
* Tempo zero de ajuste
* Defeito zero

A cadeira de valor é uma ferramenta para identificar as maneiras pelas quais se pode criar mais valor para o cliente. A cadeira de valor identifica nove atividades estrategicamente relevantes que criam valor e custo em determinado negocio:
* As atividades primarias são...
tracking img