Resumo PH CO GR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto



REVISÃO DE HISTÓRIA GERAL - PROF: THIAGO LOPES


PRÉ – HISTÓRIA

Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com seudesenvolvimento. Aos poucos invenções e adaptações foram facilitando a vida na Terra. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo diversidade cultural.

Evolução do homem (evolucionismo darwinista):
Seguindo os princípios da Seleção Natural propostos por Charles Darwin (1809 – 1882), os principais ancestrais humanos que viveram no período pré-histórico foram:
Australopithecus
Homo habilis
Homo erectus
Homosapiens neanderthalensis
Homo sapiens sapiens.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (4 milhões AP – 12 mil AP):
Nesta época, o ser humano habitou cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com outros animais. Quando acabavam os alimentos de uma região, as famílias tinham que migrar para outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia dacaça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas (comunismo primitivo).
A comunicação era realizada através de sinais primitivos em desenhos rupestres, com funções mágicas (xamanismo).

Neolítico ou Idade da Pedra Polida(12 mil AP – 6 mil a.C.):
Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização,  a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o domínio do fogo, melhorando a alimentação, conforto e criando melhores ferramentas e defesa. A produção de excedentes agrícolas e suaarmazenagem garantiram o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado eprincípios de divisão social e organização política.

Idade dos Metais (6 mil a.C. – 4 mil a.C.):
O domínio do fogo possibilitou o desenvolvimento da metalurgia (cobre, bronze, estanho e ferro). O controle dessa nova tecnologia possibilitou o surgimento dos primeiros impérios da Antiguidade.

CIVILIZAÇÕES DO CRESCENTE FÉRTIL

As mais antigas civilizações da história surgiram entre 4000 a.C. e 2000a.C., às margens dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia), Jordão (Palestina) e Nilo (Egito), no chamado Crescente Fértil, região propícia para o cultivo agrícola que vai do rio Nilo até o golfo Pérsico. Algumas sociedades, porém, que aparecem posteriormente e não contam com o poder fertilizador de grandes rios vivem de atividades pastoris (hebreus, hititas), do comércio (fenícios, cretenses) e deconquistas militares (assírios, hititas e persas).
Possuem características comuns, como a escrita, a arquitetura monumental, a agricultura extensiva, a domesticação de animais, a metalurgia, a escultura, a pintura em cerâmica, a divisão da sociedade em classes.a religião organizada e o modo de produção asiático.
De modo geral, a forma de governo da maioria dessas sociedades é a Monarquia teocráticae hereditária, as instituições monárquicas do Egito e da Mesopotâmia - representadas respectivamente pelo faraó e pelo patesi - influenciam os chefes de Estado das demais civilizações. Num primeiro momento, estabelecem-se politicamente em cidades-estados. Posteriormente, por meio de guerras, constroem Impérios como o Babilônico, o Persa e o Assírio. Destaque para o Império Babilônico, no...
tracking img