Filosofia
A Filosofia como conhecemos hoje - uma ciência que estuda as inquietações humanas e visa explicá-las de maneira racional - surgiu na Grécia antiga, no século VI a.C, época em quebasicamente tudo era explicado e tinha suas origens na mitologia. Fenômenos como um raio, por exemplo, eram tidos como uma manifestação da ira de Zeus, o comandante de todos os outros deuses. Essa explanação“divino-mitológica” para a realidade se chamou, então, cosmogonia. Porém, os pensadores inquietos da época quiseram responder e explicar fenômenos e perguntas como essas de maneira racional e lógica, oque foi identificada como cosmologia.
Começa-se, então, a se distinguir o mito da lógica, o que antes era unido (mitologia ou lógica do mito) passa a ser separado, para se entender e se abordar alógica do fato e/ou fenômeno, o que a filosofia caracteriza como o período de transição “do mito ao logos”, ou seja, da explicação por meio de histórias oralmente repassadas (mitos) para a explicaçãoracional e lógica da coisas (logos).
Estranhamento ou admiração pelo mundo.
Tem por objeto a totalidade das coisas, toda a realidade, “o todo”.
Tem por método o racional.
Estimula reflexões. Refletirnossos pensamentos e ações.
Explicar de maneira racional.
Tem como finalidade a pura contemplação da verdade, a verdade como tal.
A contemplação da verdade é vista como fundamento da moral e dapolítica.
Por meio de um olhar diferente, ela busca outra dimensão da realidade além das necessidades imediatas nas quais o individuo se encontra. Ao repensar o pensamentos e os atos, o individuoabre-se para a mudança.


Conteúdo da filosofia: No que se refere ao conteúdo, a filosofia quer explicar a totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade, sem exclusão de partes ou momentos dela. Afilosofia, portanto, se distingue das ciências particulares, que assim se chamam exatamente porque se limitam a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos. E a... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 08). resumo para estudos de filosofia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Para-Estudos-De-Filosofia/31907689.html

MLA

"resumo para estudos de filosofia" TrabalhosFeitos.com. 08 2013. 2013. 08 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Para-Estudos-De-Filosofia/31907689.html>.

MLA 7

"resumo para estudos de filosofia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2013. Web. 08 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Para-Estudos-De-Filosofia/31907689.html>.

CHICAGO

"resumo para estudos de filosofia." TrabalhosFeitos.com. 08, 2013. Acessado 08, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Para-Estudos-De-Filosofia/31907689.html.