Resumo para estudos 4.1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo para estudos – Mód. 4.1
Setor de Produção e Operações – responsável por transformar insumos (matéria-prima e mão de obra) em resultados, na forma de bens e serviços (produtos acabados). Exemplos: Marketing e Vendas (propaganda), Desenvolvimento (inventar), Produção (fazer, servir).
Produção - projetos, planejamento e controle, controle e melhoria. Apoiar, implementar e impulsionar(líder da atividade).
Evolução da produção – Artesanal> Máquina a vapor> Padronização>Administração científica>Fordismo>Relações humanas>Toyotismo>Automação Industrial.
Processo de transformação – ato de usar um ou mais recursos para mudar o estado ou condição de algo (inputs) para se produzir saídas (outputs).
Bens tangíveis: podem ser estocados, transportados – físico.Bens intangíveis: não pode ser estocado, produção e consumo simultâneos – serviços.
Objetivos de desempenho da produção: Qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos.
Prioridades entre os 5 fatores de desempenho: consumidores e concorrentes.
Os 4 “Vs” da produção: volume (quantidade produzida e automação), variedade (vários itens sendo baixo ou alto), variação (alteração deconsumo- alta ou baixa ou demanda) e visibilidade (como o produto é visto e aceito pelo cliente).
Sistema de produção contínua – empresas que possuem alto volume sem modificações por um longo período de tempo, onde o ritmo de produção é acelerado e as operações são executadas sem interrupção ou mudança. – Ex.: indústrias de automóveis. Pode ser classificada em contínua pura (apenas um produto) – Ex.:Hidrelétrica ; e contínua em massa (mais de um produto) Ex.: automobilística.
Sistema de produção em lotes – produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez, terminando esse inicia outro lote e assim por diante. Ex.: Ind. Têxteis, farmacêuticas.
Sistema de produção Sob Encomenda – produz somente após ter recebido o pedido ou a encomenda de seus produtos. Ex.: Oficinas emgeral, construtoras de navios e aviões.
Projeto – maior padronização, menor número de peças, robustez, inexistência de falhas, qualidade e custos.
Qualidades dos produtos – ser funcional, manufaturável, ter boas vendas e satisfazer as necessidades dos clientes.
3 aspectos essenciais de produtos e serviços: conceito (benefícios esperados), pacote de produtos e serviços (garantias) e processo(viabilização).
Ideias virando conceitos: Fontes internas – necessidades, sugestões de vendedores e atendentes e ideias da equipe de pesquisa e desenvolvimento (P & D). Fontes externas: pesquisas de mercado, sugestões dos clientes e ações da concorrência.
Alguns processos para gerar o pacote de satisfação do cliente: utilidade, qualidade, facilidade de uso, simplicidade, clareza, ordem,naturalidade, estética, inovação e veracidade.
QFD – Desdobramento da função qualidade: todo o processo tem em vista atingir as necessidades do consumidor.
FMEA – Análise do modo de falha e de seus efeitos: estudos e atos para evitar de ocorrer problemas no processo de produção.
Influências para revisar um produto: baixa qualidade, baixa demanda, desempenho atual é inadequado, alto custo dosinsumos e concorrentes usando novos processos.
Método dos 5W2H – 5W: What (O que produzir?), Who (Quem vai participar da ação?), Where (Onde será executada a ação?), When (Quando será executada?), Why (Por que a ação será executada?) > 2H: How (Como será executada a ação) e How Much (Quanto custa para executar a ação?).
Modos para aperfeiçoar o método: selecionar, registrar os fatos, examinar,desenvolver método mais prático, econômico e efetivo, implantar novos métodos e tecnologias e acompanhar.
Pontos de destaque nos projetos: ergonomia (como o corpo se adapta), empowerment (autonomia) e trabalho em equipe (responsabilidades compartilhadas).
Finalidades do estudo de tempos: planejar com eficácia, avaliar o desempenho de produção, determinar os custos, balancear a produção e os...
tracking img