Resumo para apresentação: watchmen e a filosofia - supervigilantes e a lei keene

1018 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO
TAÍS DE OLIVEIRA

Resumo para Apresentação - Watchman e a Filosofia - cap. 3 - Supervigilantes e a Lei Keene 1. Lei Keene
- Ocorreu só na HQ.
- Heróis teriam de se registrar ou se aposentar. Rorschak preferiu ser autônomo e Veidt ganhar dinheiro ao relatar sua real identidade.
- Lei Keene: Cidadão enfatizando a autoridade do Estado percepção de uma crise – ascensão da ilegalidade e desordem e a ameaça ao emprego de policiais = criminalização da ação dos vigilantes. (p.44)
2. Legitimidade da autoridade -Exemplos de autoridades legitimadas:
- Sociedades tradicionais: famílias, clãs, religiosidade, etnia, classe.
- Sociedade moderna: racionalidade “embora os políticos ainda pudessem usar do místico e do tradicional parra conseguir alguma legitimidade, progressivamente, era necessário que se usassem argumentos racionais. Essa racionalidade foi codificada na forma de leis, e a aplicação dessas leis foi retirada da mão de sacerdotes, nobres e tribos com ‘sangue melhor’ e dada ao Estado, um aparato burocrático que deveria ser supostamente neutro oferecendo um estatuto igual para todos. Dessa maneira, a aplicação da lei e da punição deveria ser racional.” (p.42,43)
- Exemplos de ilegitimação no uso de autoridade:
- Máfia: Organização criminosa com origem na idade média “lavradores arrendatários de terra pertencentes a poderosos senhores feudais. Mas eles pretendiam dividir essas terras e, para isso, começaram a depredar o gado e as plantações. Quem quisesse evitar esse vandalismo deveria fazer um acordo com a máfia.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1fia acesso em 27/09/12. 03h06min)
- Ku Klux Klan – KKK: som parecido com metralhadora ao ser disparada. EUA – organzação racista. Início em 1865, aós o final da guerra civil americana. WASP ( brancos, anglo-saxões e protestantes) – contra os diferentes.
“Mas, diferentemente desses grupos, o uso da violência

Relacionados

  • Watchmen tcc
    16632 palavras | 67 páginas