Resumo papisa joana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Papisa Joana 
Autor: Donna Woolfolk Cross - romance histórico
Numero de paginas: 496 páginas.
Editora: Geração Editorial
Lançamento: 2009

Onde comprar: Livraria cultura,Livraria folha

Noano 853 A.C., após ter-se tornado um estudioso, curandeiro e professor de renome, João Anglicuse ascendeu à posição mais elevada da terra: Papa da Igreja Católica. Dois anos depois, foi apedrejado até àmorte por um segredo que se tornaria uma lenda. João Anglicus era, na verdade, uma mulher - a única mulher alguma vez ordenada Papa, o único Papa que alguma vez concebeu um filho.

Quem foi PapisaJoana?
A Papisa Joana teria sido a única mulher a governar a Igreja durante dois ou três anos, segundo uma lenda que circulou na Europa por vários séculos. É considerada pela maioria doshistoriadores modernos e estudiosos religiosos como fictícia, possivelmente originada numa sátira anti-papal. A lenda teve origem no final do século IX, mas outros situam o papado de Joana até dois séculos e meioantes, depois da morte do Papa Leão IV, coincidindo com uma época de crise e confusão na diocese de Roma. Segundo um cronista do século XIII, Joana ocupou o cargo durante dois ou três anos, entreo Papa Leão IV e o Papa Bento III (anos de 850 e 1100).
A história possui várias versões. Existem muitas controvérsias . Alguns historiadores tornaram-se partidários de sua veracidade, outros acontestaram como pura invenção. Alguns céticos afirmam que o mito pode ter surgido em Constantinopla, devido ao ódio da Igreja Ortodoxa contra a Igreja Católica. O objetivo seria desmoralizar a igreja rival.Outra vertente é de que este papa seria, na verdade, um eunuco que, por ser castrado, não foi eleito, mas antes rotulado de «mulher».
Outra hipótese é que, no século XIII, o papado tinha um grandenúmero de inimigos, especialmente entre a Ordem dos Franciscanos ou a dos Dominicanos, descontentes com as diversas restrições a que eram submetidas. Para se vingar, teriam espalhado verbalmente a...
tracking img