RESUMO PA 1 bimmo dos Capitulos do 1º e 2º bimestres de Pesquisa em Administração, mais exercícios

3106 palavras 13 páginas
RESUMO PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Isabela Gimenez Toledo
1º BIMESTRE

1º EXERCÍCIO
Reconhecer o significado dos paradigmas positivista, pós-positivista, funcionalista, interpretativista, relativista e pós-moderno.
Positivista: visa a medição, a quantificação, a previsão dos fenômenos e sua generalização. Tem relação com a pesquisa quantitativa. Acredita na objetividade do conhecimento, recusa a possibilidade de compreensão subjetiva dos fenômenos. Acredita na neutralidade cientifica e na verdade absoluta, procura a criação de leis gerais.
Pós-positivista: A verdade absoluta nunca pode ser encontrada, as provas estabelecidas na pesquisa são sempre imperfeitas e infalíveis. Os pesquisadores não provam as hipóteses; ao contrário, indicam uma falha para rejeitá-las.
Conhecimento é baseado em observação cuidadosa e mensuração da realidade objetiva que existe no mundo lá fora.
Relação com pesquisa quanti. Ser objetivo é um aspecto essencial da investigação competente, por essa razão, os pesquisadores devem examinar métodos e conclusões em busca de vieses.
Funcionalista: Reflete uma posição objetiva com uma teoria de regulação social. É dominante nas ciências sociais.
Procura examinar regularidades e relações que levam a generalizações e princípios universais. Preocupa-se com o entendimento da sociedade de uma forma geradora do conhecimento empírico.
Interpretativista: A realidade social não existe em termos concretos, mas é um produto das experiências intersubjetivas dos seres humanos. Humanos constroem e mantêm simbolicamente a realidade. Relação com pesquisa quali. Não procura a criação de leis universais pois visa o detalhamento de uma situação específica.
Relativista: A subjetividade é um aspecto inerente à ciência porque a construção da ciência é um processo social, já que é produzida pelos seres humanos. A realidade influencia o sujeito e esse irá influenciar a realidade através de sua ação e, até mesmo, da simples observação. As teorias são cientificas porque um

Relacionados