Resumo oretrato de dorian gray

866 palavras 4 páginas
A Obsessão pode se desenvolver em vários níveis, para Dorian Gray ela se pintou em um auto retrato feito por seu colega Basil Hallward. Dorian se tornou para o jovem pintor fonte de inspiração , ideal de beleza colocando muito de si mesmo na sua obra prima – o retrato de Dorian Gray - há nesta passagem um amor platônico de Basil pela sua fonte de inspiração. A serpente no paraíso da admiração de Basil é Lord Henry; um aristocrata hedonista, grande amigo de Basil, fica encantado pela ingenuidade e curiosidade de Dorian. Acaba por seduzir o jovem para sua filosofia de vida; a busca da beleza e do prazer imediato.

O retrato depois de finalizado virou uma faca de dois gumes para o influenciável Dorian; no retrato constatou que realmente era bonito, um ideal de beleza , uma obra de arte, porém sob efeito da filosofia de Henry:

“Quando a mocidade passar, a sua beleza ir-se-á com ela; então o senhor descobrirá que já não o aguardam triunfos, ou que só lhe restam as vitórias medíocres que a recordação do passado tornará mais amargas que destroçadas".

Dorian percebe que a imagem real não será eterna, e o retrato ficará para sempre intocável, jovem. O quadro fica sendo um segredo que Dorian tenta a todo custo esconder da sociedade. Se apaixonou pela pobre atriz Sibyl Vane, da qual Dorian achou a prefeição a primeira vista. Logo se apaixonou, e logo teve o desencanto. Com a paixão a jovem moça passou a atuar de uma forma diferente da usual, fracassando em um dos seus espetáculos. O “amor” é vazio e logo Dorian a abandona (Sibyl decepcionada por ver o sonho de ir embora da companhia de teatro e ser feliz, se suicida).

A partir desse acontecimento cada passo em falso e a cada ato falho de Dorian o retrato se transforma. Como uma consciência o retrato mostra a degradação da alma de Dorian ao realizar atos irresponsáveis, e a se corromper por meio das más influências. O que aliás é um dos pontos interessantes do livro; O que podemos fazer (ou nos

Relacionados