Resumo oq é trabalho (livro suzana albornoz)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 22 (5288 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

ANDRESSA QUEIROZ DA SILVA

Rio Branco
2013
ANDRESSA QUEIROZ DA SILVA

O QUE É TRABALHO?

Trabalho apresentado à disciplina de Trabalho e Sociabilidade do curso de Serviço Social da Faculdade da Amazônia Ocidental como pré-requisito parcial para a obtenção de nota da referida disciplina, no primeiro N.P.C. de 2013.

Docente: Maria Patrícia

RioBranco
2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................ 4
1. O QUE É TRABALHO.......................................................................................... 5
1.1 O que a palavra trabalho significa......................................................................... 5
1.2 O que otrabalho tem sido..................................................................................... 6
1.3 O que o trabalho está sendo................................................................................. 7
1.4 Do que se tem pensado do trabalho................................................................... 10
1.5 O que o trabalho nãoé....................................................................................... 16
1.6 O que o trabalho não é, mas pode ser................................................................ 18

2. CONCLUSÃO..................................................................................................... 19

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 20
INTRODUÇÃO

Este resumo do livro “O que é trabalho”, de Suzana Albonoz tem por objetivo definir a palavra “trabalho”, apresentar o que o trabalho foi, o que ele é, e o que ele poderá ser. Apresentando sua história ao longo do tempo, suas características e tentar defini-lo. Além de falar sobre o preconceito e o teor de tortura que cerca uma tarefa que deveria ser prazerosa.

1. O QUE ÉTRABALHO
1.1 O que a palavra trabalho significa
Na linguagem cotidiana, a palavra tem muitos significados. Às vezes, carregada de emoção, lembra dor, tortura, suor no rosto, fadiga. Noutras, mais que aflição e fardo, designa a operação humana de transformação da matéria natural em objeto de cultura. É o homem em ação para sobreviver e realizar-se, criando instrumentos, e com esses, todo um novouniverso cujas vinculações com a natureza, embora inegáveis, se tornam opacas.
Além de atividade e exercício, trabalho também significa dificuldade e incomodo. Pois junto a todas as suas significações ativas, trabalho em português, e no plural, quer dizer preocupações, desgostos e aflições. É o conteúdo que predomina em labor mas ainda está presente em trabalho.
Na nossa língua a palavra trabalhose origina do latim tripalium que era um instrumento usado no trabalho do agricultor, no trato do cereal, e também um instrumento de tortura – e ainda conota – algo como padecimento e cativeiro. Deste conteúdo semântico de sofrer passou-se ao de esforçar-se, laborar e obrar.
Mesmo que não produza nada imediatamente visível com o esforço do estudo, o trabalho de ordem intelectual correspondeàquela definição tanto quanto o trabalho corporal, embora seja este que leva a um resultado exteriormente perceptível, um produto concreto ou uma mudança de estado ou situação. Parece míope ou interesseira esta classificação que divide trabalho intelectual e trabalho corporal. A maioria dos esforços intelectuais se faz acompanhar de esforço corporal; uso minhas mãos e os músculos do braço enquantodatilografo estas páginas, que vou pensando. E o pedreiro usa sua inteligência ao empilhar com o equilíbrio os tijolos sobre o cimento ainda não solidificado.
Max Scheler (filosofo alemão do início do século XX), distinguia três sentidos da palavra trabalho: o de atividade humana; o de produto coisificado de uma atividade e o de uma tarefa ou fim apenas imaginado. Mas a nossa linguagem diária não...
tracking img