Resumo nrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 35 (8738 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis e normas existem para a nossa proteção, mas nenhuma norma fala tão diretamente a nós, profissionais de enfermagem, como a Norma Regulamentadora 32 ou simplesmente, NR-32. Criada para garantir a oferta de todas as condições de segurança, proteção e preservação da saúde dos profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde, a NR-32 precisa ter sua aplicação cobrada pelos profissionais aquem ela é voltada, mas para existir a cobrança deve haver antes o conhecimento a respeito de seus artigos. E é neste ponto que se insere a colaboração do COREN-SP: facilitar a compreensão e conhecimento da NR-32 pelos profissionais de enfermagem. Neste livreto são abordados os artigos da Norma que estão mais próximos das situações vividas pela equipe de enfermagem: riscos e medidas de proteção -tudo direto ao ponto, para que os profissionais tomem ciência dos principais pontos, de forma objetiva, mas lembramos a todos que o presente livreto não esgota o assunto. Importante é tomar conhecimento da íntegra da Norma. Conhecer para exigir seu cumprimento. Use as informações a seu favor e faça a sua parte para que a implantação da NR-32 seja um sucesso. Os maiores beneficiados seremos todos nós.Ruth Miranda Presidente

ÍndiceÍndiceÍndiceÍndiceÍndice

NR-32: O QUE É? A QUEM ELA ATINGE? DO QUE ELA TRATA EM SUA ROTINA DE TRABALHO? QUAIS OUTRAS SITUAÇÕES DE INTERESSE? O QUE A LEI DETERMINA EM RELAÇÃO AO RISCO BIOLÓGICO COMO ELA TRATA A QUESTÃO DO RISCO BIOLÓGICO? COMO ELA TRATA A QUESTÃO DOS RISCOS QUÍMICOS?

A NR-32 PREVÊ DECISÕES PARA A QUESTÃO DE RESÍDUOS? O QUE DEVE SER OBSERVADOPELO PROFISSIONAL NESTA QUESTÃO?

A NR-32 DETERMINA ALGUM BENEFÍCIO AO PROFISSIONAL NA QUESTÃO DO REFEITÓRIO E REFEIÇÕES?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR NO PROCESSO DE TRABALHO?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTO AO RISCO BIOLÓGICO?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTO AO RISCO QUÍMICO?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTOAO RISCO QUIMIOTERÁPICOS?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTO A RADIAÇÃO IONIZANTE?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTO A BRAQUITERAPIA?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AO TRABALHADOR QUANTO AOS RESÍDUOS?

A NR-32 GARANTE A CAPACITAÇÃO AOS TRABALHADORES DO SERVIÇO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO?

A NR-32 NORMATIZA À ERGONOMIA OCUPACIONAL?

O que é a NR-32?Oque é a NR-32?O que é a NR-32?O que é a NR-32?O que é a NR-32?

NR-32: O QUE É?

É uma Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos TRABALHADORES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. SERVIÇOS DE SAÚDE: qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e TODAS AS AÇÕES DE PROMOÇÃO, RECUPERAÇÃO,ASSISTÊNCIA, PESQUISA E ENSINO EM SAÚDE em qualquer nível de complexidade (abrange todos os Trabalhadores da Saúde inclusive os que estão no Ensino e Pesquisa, não só os de área hospitalar). Ela recomenda para cada situação de risco a adoção de medidas preventivas e a capacitação dos trabalhadores para o trabalho seguro.

A NR-32 dispõe que a responsabilidade é solidária (ou seja, compartilhada)entre contratantes e contratados quanto ao cumprimento desta NR, o que significa que ela deve ser observada também para os trabalhadores das empresas contratadas inclusive cooperados. Importante para a sua efetiva aplicação, é a consciência e participação dos trabalhadores, através das Comissões Institucionais de caráter legal e técnico, entre as quais, a CIPA (instituições privadas); COMSAT’S(instituições públicas), SESMT (Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho) e a CCIH (Comissão de Controle e Infecção Hospitalar), além dos eventos específicos, como as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT’s.

A NR-32 abrange as situações de exposição à riscos para a saúde do profissional, à saber: dos riscos biológicos; dos riscos químicos; da radiação...
tracking img