Resumo nr12

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. OS PRINCIPIOS GERAIS DA NR 12.
A Nr-12 trata da Proteção do Trabalhador no uso de maquinas e equipamentos e de varias características a elesassociadas.O empregador deve garantir condições e mediadas seguras de trabalho, como: proteção coletiva e individual,administração e organização do trabalho.As maquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase deutilização.
2. ARRANJOS FISICOS E INSTALAÇÕES.
Nos locais de instalação de maquinas e equipamentos, as áreas devem ser demarcadas, devem ter no mínimo 1,20metros de largura e devem estar desobstruídas. Estas áreas devem ter um bom espaço para circulação dostrabalhadores e serem adequados ao seu tipo de utilização e elas não podem ficar muito próximas.O piso deve: Estar limpo e livre, serantiderrapante, nivelados e resistentes. Os materiais e ferramentas que estãosendo utilizados devem ser guardados em locais específicos e diferentes.Maquinas moveis devem ter travas e maquinas de Estacionamento devem ter uma boa fixação para não sedeslocarem e sua instalação deve respeitar vários requisitos.Todos os locais devem ser posicionados fixamente.
3. INSTALAÇÕES E DISPOSITIVOS ELÉTRICOS.As instalações devem prevenir falhas elétricas e demais ocorrências conforme a NR 10, deve ter aterramento eproteção contra contato direto ou indireto com agua e deve ter dispositivo de proteção contra sobretenção.Os serviços de substituição das baterias devem ser realizados conforme o manual de operação. As instalações querecebam energia elétrica de uma fonte externa deve ter proteção contrasobrecorrente e quando houverpossibilidades de inversão elétrica devem conter dispositivos de monitoramento. As baterias devem estar em local debom acesso para a manutenção, ter boa fixação e proteção.As ligações e derivações dos condutores devem ser feitos conforme as normas técnicas, além disso os condutoresdevem: ser resistentes, ter proteção, devem estar localizados de forma que não entre emcontato com partes vivas oumoveis e não oferecer outros riscos, facilitar o transito e ser feitos de matérias não inflamáveis e que não exalemgases tóxicos.Os quadros de energia devem: ter porta de acesso sempre fechadas, ter sinalização, ser mantidas em bom estado deconservação, e atendam aos graus de proteção.Será proibido: Utilizar chave geral ou tipo faca, e haver partes elétricas expostas.
4.DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA.
Os dispositivos devem: estar em áreas seguras e que possam ser utilizados em caso de emergência por qualquerpessoa, impedir uso acidental, não acarretar outros riscos ou serem burlados.Os comandos de partida ou de acionamento devem possuir dispositivos que não os permitam funcionarautomaticamente. Sendo de comando bimanual, quando utilizados devem:Possuir atuação síncrona, estiver sobmonitoramento ter relação de sinais, o sinal de saída ser preciso, terem dispositivo de atuação intencional, ter umaboa distancia e proteção entre os dispositivos. Essa distancia deve levar em consideração, a forma, disposição, otempo de uso, projeto de utilização dos dispositivos. E os dispositivos móveis devem: Manter-se estáveis e ter umaboa altura que sejacompatível com o posto de trabalho.As maquinas com dois ou mais dispositivos de comando devem ser operados por apenas um.

Maquinas que precisem de dois ou mais trabalhadores devem: Ter o numero de dispositivos de acionamento iguaisos de operadores, mas deve haver um bloqueio para pessoal não autorizado, os dispositivos dever ter impedimentopara não serem usados por outras pessoas e quando emutilização devem mostrar sinal luminoso.As maquinas com vários comandos de níveis diferentes devem ter: bloqueios em cada posição, correspondência emcada posição, modo de comando selecionado com prioridade de uso e sinal de seleção sempre visível.As maquinas operadas por radio frequência devem ter proteção contra interferência.Os comandos simultâneos, de um conjunto de maquinas e equipamentos, ou...
tracking img