Resumo nr-13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR-13 Caldeiras e Vazos de Pressão

A NR-13 é a norma que se responsabiliza por indicar as formas de Instalação, operação, manutenção e inspeção de caldeiras e Vazos de pressão, cuja existência juridica está presente nos artigos 187 e 188 na consolidação de leis do trabalho (CLT).
O profissional que é responsável pela instalação, operação e manutenção tanto das caldeiras comodos vazos de pressão, é denominado pela NR-13 de “Profissional habilitado” , este é aquele que possui a competência necessária para exercer o papel de engenheiro nessas atividades.
Caldeiras são equipamentos destinados a produzir vapor sob pressão superior a pressão atmosférica. A NR-13 impõe várias medidas que devem ser seguidas para que haja um manuseio seguro desse tipo de equipamento,e elas estão subdivididas em 5 secções referente a cada tópico(Equipamento, instalação, operação, manutenção e inspeção) desta NR.
Equipamento (Caldeira)
Classificada em 3 categorias A, B e C é necessário que a caldeira trabalhe de acordo com a PMTP /PMTA, sem que ocorra falta de certos componentes(Válvulas de pressão, medidores de pressão, injetores, drenagem etc...) que sãoimportantes para o manuseio correto da mesma. Sendo que a caldeira precisa ter seus dados e sua documentação em dias com todos os requisitos necessários, pra auxiliar em fatos futuros (Manutenção, Venda).
Instalação
A instalação de caldeiras é de responsabilidade do “Profissional habilitado”, a instalação deve obedecer aos requisitos de segurança, saúde e questões ambientais que sao exigidaspela NR-13. As caldeiras devem ser instaladas na “Casa de caldeiras”(ambientes fechados) ou “área de caldeiras”(ambiente aberto) cada qual com suas indicações, algumas distintas devido a mudança de ambiente e outras semelhantes como: Espaçamento de outras localidades, saídas de emergência, proteção contra incêndios, ventilação, sensores de vazamento etc... , podendo também existir a ocorrência deum “projeto alternativo de instalação”(ocorre quando alguns métodos de instalação não podem ser ultilizados), caso isso ocorra, outras medidas deverão ser consideradas para que a segurança na instalação não seja comprometida.
Operação
Para que ocorra segurança na operação das caldeiras é necessário o “manual de operação” este conterá todas as informações importantes a respeito daoperação e deve ficar em local de fácil acesso aos operadores. Também é necessária a calibragem dos instrumentos e controle de qualidade dos mesmos, sendo que as caldeiras só podem serem manuseadas pelos operadores e estes devem possuir toda a formação acadêmica requisitada para que possa exercer seus serviços.
Manutenção
Quanto a manutenção, para que esta ocorra, é preciso que o código doprojeto de contrução seja respeitado, e também as informações do fabricante da caldeira em relação aos materiais, execução de alguns procedimentos, controle de qualidade e certificado pessoal. E quando o código do projeto não puder ser reconhecido, a manutenção será feita a partir da concepção original da caldeira, sendo que todas as modificações devem ser acopanhadas e/ou executadas pelo“profissional habilitado”.
Inspeção
As caldeiras devem ser submetidas a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado risco iminente o não atendimento dos prazos estabelecidos nesta NR.(13.5.1). Estas inspeções possuem limite de tempo estabelecido de acordo com o tipo de caldeira verificado, de no minimo 12 meses até 40 meses (variando da classe A a C) e com o tipo deválvulas, mensalmente( para todas as classes). Caso a caldeira seja danificada em algum acidente, reparo que possa alterar o desempenho, mudança de local ou sem funcionar por um periodo de 6 meses, então nesse caso será necessário fazer a chamada inspeção de segurança extraordinária e após conclusão da inspeção é preciso fazer o relatório da mesma.
Vazos de pressão
Vazos de pressão...
tracking img