Resumo nr-11 e anexo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR-11 Resumo
TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E
MANUSEIO DE MATERIAIS.


Esta NR estabelece normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores e transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira queofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho, toda a atenção deverá ser dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo qualquer peça danificada e indicando em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.
Os equipamentos destinados à movimentação dopessoal serão exigidas condições especiais de segurança. Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função e para operadores de equipamentos de transporte motorizados deverão ser habilitados e só poderão dirigir durante o horário de trabalho portando um cartão de identificação que terá validadede 1 ano podendo ser revalidado após exames médicos completos.
A emissão de gases tóxicos por máquinas transportadoras em lugares fechados ou com pouca ventilação deverá ser controlada evitando concentrações acima dos limites permissíveis. As máquinas movidas a motores de combustão interna que não possuírem dispositivos neutralizadores adequados não poderão ser utilizadas em locais fechados oucom pouca ventilação.
Transporte de sacas para transporte manual de um saco fica estabelecida a distância máxima de 60,00m, o transporte descarga deverá ser realizado por carros de mão apropriados, ou qualquer tipo de tração mecanizada, sendo vedado o transporte através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00 ou mais de extensão.
O trabalhador poderá ter o auxilio de ajudante na operaçãomanual de carga e descarga em caminhão ou vagão. As pilhas de sacos nos armazéns terão a altura máxima de 30 fiadas para processo mecanizado e 20 fiadas para manual.
No processo mecanizado de empilhamento, aconselha-se o uso de esteiras-rolantes, dadas ou empilhadeiras, não sendo possível sua utilização admite-se o processo manual mediante a utilização de escada removível de madeira respeitando osrequisitos estabelecidos nesta NR no item 11.2.8.
O piso do armazém deverá ser constituído de material não escorregadio, sem aspereza, utilizando-se, de preferência, o mastique asfáltico, e mantido em perfeito estado de conservação com cobertura apropriada dos locais de carga e descarga da sacaria.
Armazenamento de matérias deverá obedecer aos requisitos de segurança para cada tipo de material.Anexo I


As chapas serradas, ainda sobre o carro transportador e dentro do alojamento do tear, devem receber proteção lateral para impedir a queda das mesmas - proteção denominada L ou Fueiro que devem ser calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho obtendo em lugar visível onome do fabricante, do responsável técnico e a carga máxima de trabalho permitida com encaixes dos L (Fueiros) possuindo sistema de trava, que impeça a saída acidental dos mesmos.
O uso de carros porta-bloco e carros transportadores devem obedecer aos seguintes requisitos mínimos contidos no item 2.1 deste anexo. Tanto o carro transportador como o porta-bloco devem dispor de proteção das partesque ofereçam risco para o operador, com atenção especial as condições dos cabos de aço, ganchos e suas proteções. Proteção de roldanas; rodas de carro; polias, correias e das partes elétricas.

Operador do carro transportador e do carro porta-bloco, bem como a equipe que trabalhar na movimentação do material, deve receber treinamento adequado e específico para a operação. Os trabalhadores devem...
tracking img