Resumo nexys2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nexys2 é uma plataforma de desenvolvimento de circuito baseado em um FPGA (Field-Programmable Gate Array) Xilinx Spartan 3E que possue uma porta USB2 de alta velocidade, 16Mbytes de RAM e ROM, além de vários dispositivos de I/O e portas tipos, sendo ideal para sistemas embarcados baseados em processadores Xilinx MicroBlaze. A porta USB2 fornece energia além de uma interface de programação,permitindo que a placa Nexys2 pode ser utilizada com um computador portátil possibilitatdo a criação de uma estação portátil de projetos.
O Nexys2 pode hospedar inúmeros sistemas digitais baseadas em FPGA e podem ser usados quaaisquer dos 5 conectores de expansão. Quatro conectores de 12-pinos (pmod) podem acomodar até oito pmods de baixo custo para adicionar recursos como controle motor, conversoresA/D e D/A, circuitos de áudio, e uma série de interfaces de sensores e atuadores. Todos acessados sinais na placa Nexys2 são ESD e a proteção contra curto-circuito, garante uma longa vida operacional em qualquer ambiente.
O Nexys2 é totalmente compatível com todas as versões das ferramentas Xilinx ISE, incluindo o Webpack que é gratuito.
Fontes de Alimentação
O Nexys2 pode ser alimentadopelo cabo USB, a partir de um 5VDC-15VDC, do pino central positivo do power jack, ou de uma bateria. Um conjunto de jumpers seleciona a fonte de energia. O circuito de USB é sempre alimentado a partir do USB cabo - se nenhum cabo USB está ligado, o circuito USB fica sem energia.
O barramento de alimentação de entrada aciona um regulador de tensão 3.3V que fornece toda a corrente necessária à placa.Alguns dispositivos requerem 2.5V, 1,8 V, 1,2 V além do fornecimento 3.3V. As fontes primárias são geradas a partir de reguladores de comutação de Tecnologia Linear muito eficiente. Eles permitem não só a utilização de energia USB de forma eficiente, mas também que o Nexys2 recorra às baterias por longos períodos de tempo.
A corrente utilizada irá depender da configuração do FPGA, da freqüênciado clock, e das ligações externas. Em síntese, a corrente será maior se circuitos maiores forem configurados em um FPGA, e se placas de periféricos estiverem ligados a ele.
O Nexys2 também pode receber (ou fornecer) energia de um periférico ligado a um conector Pmod ou ao conector de expansão de 100 pinos. Se as placas periféricas requererem mais corrente do que o cabo USB (aproximadamente 500mA,sendo que desse valor sobram apenas 200mA para as placas periféricas) pode fornecer, uma fonte de alimentação externa deve ser usada.
Configuração do FPGA e Flash Platform
Antes do uso o FPGA presente na placa Nexys2 deve ser configurada ou programada pelo usuário. Durante essa configuração, um arquivo "bit" é transferido para a memória no interior da FPGA. Esse arquivo irá definir as funçõeslógicas e circuito de interconexões. A ferramenta ISE/Webpack da Xilinx pode ser usada para criar arquivos bit tanto VHDL como Verilog, ou fontes baseados em esquemáticos.
O FPGA pode ser programado de duas maneiras: diretamente de um PC usando o on-board porta USB, e de uma Plataforma Flash ROM on-bordo um jumper na placa Nexys2 determina qual fonte (PC ou ROM) o FPGA irá utilizar para carregarsua configuração. A Digilent disponíbiliza de forma gratuita o software Adepto que pode ser utilizado para configurar o FPGA e Flash Platform utilizando um cabo USB para transferir um arquivo de bits selecionada a partir do PC para o FPGA ou ROM Flash Platform.
Relógios
O Nexys2 inclui um oscilador de 50MHz e um soquete para um segundo oscilador. Sinais de relógio provenientes dos osciladoresconectados aos pinos de entrada do relógio global no FPGA para que eles possam coordenar o relógio dos blocos de sintetizadores disponíveis no FPGA.
Entradas e Saídas
O Nexys2 inclui vários dispositivos de entrada e saída, além de portas de dados, permitindo que muitos projetos possam ser implementados sem a necessidade de quaisquer outros componentes.
Entradas: Comutadores e Botões
Quatro...
tracking img