Resumo neuropsicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Comportamento
Conjunto de reações de um indivíduo frente às
Interações, 3 dimensões fundamentais: o intelecto, a emoção, o controle.
Cérebro+Comportamento+Cognição=Neuropsicologia
LOBOS TEMPORAIS=distúrbios da memória e aprendizagem.
Lobo límbico=comportamento agressivo/anti-social
LOBOS PARIETAIS=sensorial, tamanho, textura e peso
LOBOS OCCIPITAIS=visual
LOBO FRONTAL=comportamento
3unidades funcionais de Luria 1 unidade= lobo frontal. reger o ciclo sono – vigília (vigilância), 2ª UnidadeFuncional lobos =parietais, occipitais, temporais. problemas com a noção de esquema corporal, espaço, tempo, cálculo e linguagem 3ª Unidade Funcional=Lobos frontais, programação, regulação e verificação continuada da atividade, - na sustentação da atenção, e na working memory. (4 e opcional e osistema límbico, porção orbitaria do lobo frontal, emoção e reações emocionais).

Avaliação Neuropsicológica
Objetivos- IndicaçõesTestes OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Aferir competências / Inferir déficits sutis
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA= Diagnóstico, Prognostico, Encaminhamentos (• Medicamentoso •Psicoterápico• Reabilitação psicossocial• Outros) Avaliação detratamentos,realizados,Pesquisa,Perícia /Funções Cognitivas Avaliadas =_Eficiência Intelectual/_Processos tencionais e Mnésticos/_Processos de Aprendizagem/_Funções Motoras/_Funções Visuais/_Praxia Construtiva/_Linguagem/_Funções Executivas/ Conceituais

Testes de memória: Habilidade de:_ Registro, _Armazenamento: _Evocação:
Tipos de memória; _Imediata/ _Curto prazo (Recente)_Longo Prazo Remota)
Lobotemporal, hipocampo, amígdala( ligados a memoria)
Funções Motoras: _precisão/_rapidez/_subordinação da ação motora à intenção.
Funções Visuais: percepção de objetos/equiparação com informação armazenada/ Funções Visuais – Luria=objeto estímulo óptico complexo=examinar o objeto= - distinguir as partes essenciais/ - estabelecer relações: Falhas nessas funções: incapacitam a pessoa para vidaindependente./ • impossibilitam a tomada de decisões diante do inesperado
Praxia Construtiva=efetuação motoracom uma intenção
LINGUAGEM=Articulação/Fluência Leitura / escrita/Compreensão/Nomeação/vocabulário/
Esquema corporal e asSomatognosias: Esquema coporal:reconhecimento imediato do nosso corpo em
função da inter-relação das suas partes, com o espaço e com os objetos que o rodeiam. ( 1ª Corpovivido- até os 3 anos) (2ª Corpo percebido ou descoberto- 3 a 7 anos)( •3ª Corpo representado- 7 a 12 anos) esquema corporal se localiza no lobo
parietal inferior. perturbações somatognósicas sao perturbacoes no esquema corporal. E são frequentemente associadas com ıHeminegligência espacial/ıHemianopsia lateral homônima/ ıDesvio da cabeça e dos olhos/ ıDistúrbios sensitivos do hemicorpo/ıApraxiaconstrutiva/ ıApraxia do vestir/ıDistúrbio da vigília/ıConfusão mental/ıIndiferença/ıEstado depressivel/
Distúrbios do esquema corporal: Membro fantasma: é a verdadeira sensação ou percepção de que o seu membro ou parte dele que não existe mais, continua presente em seu corpo.
Perturbações unilaterais(um lado so que acompanham uma HEMIPLEGIA=é uma paralisia de toda uma metade do corpo):divididaem 3(ANOSODIAFORIA: Indiferença do doente) (ANOSOGNOSIA:negaçã da doença)( HEMIASSOMATOGNOSIA=sentimento de estranheza o membro não lhe pertence)
Perturbações unilaterais da Somatognosia: Aloestesia:diz tocado do lado do lado oposto à lesão. Alocinesia: doente diz que move o braço paralisado(alucinação).
SÍNDROME DO SUPERINVESTIMENTO: Sensação de estranhezado hemicorpo esquerdo, que os sujeitosesfregam, apertam, beliscam e manipulam com a mão direita ou com o pé direito .
Perturbações bilaterais da Somatognosia A SÍNDROME DE GERSTMANN (Agnosia digital: incapacidade de distinguir dedos.e direita da esquerda- Acalculia– cálculo mental e escrito- ordenamento dos números espacial das operações.
Agrafia– que as vezes reflete perturbações práxicas. )AUTOTOPOAGNOSIA (Incapacidade para...
tracking img