Resumo: netto, j. p. transformações societárias e serviço social - notas para uma análise prospectivo da profissão no brasil

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Resumo:
NETTO, J. P. Transformações societárias e Serviço Social - notas para uma análise prospectivo da profissão no Brasil. In: Revista Serviço Social e sociedade nº50. São Paulo: Cortez, Abr/1997, pp. 87-132.

No texto “Transformações societárias e Serviço Social”, José Paulo Netto, faz uma discussão sobre o quanto as transformações societárias interferem na dinâmica da vida social e osimpactos sobre a profissão, nas áreas de intervenção profissional, no suporte de conhecimento e nas funcionalidades do Serviço Social.
Segundo o autor, não só os macroprocessos sociais, mas também aliados ao conjunto teórico e prático de projetos sociais, a articulação de respostas profissionais e outros, é que resultam na profissão que possuem enorme diversidade, tensões e confrontos internos.A financeirização do capital vem deixando profundas marcas na sociedade através da globalização da economia. As características desse período se apresentam como a superacumulação e a especulação desenfreada. A economia mundial é desregulamentada pela articulação supranacional da globalização econômica mundial.
O acelerado processo da revolução tecnológica vem aumentando o índice de desemprego noBrasil e em outros países de centralidade do sistema, pois ele agiliza o processo de trabalho realizado pelo trabalhador, que é o trabalho vivo, criando, dessa forma, a economia do trabalho.
O capitalismo tardio, transitando para um regime de acumulação “flexível”, reestrutura radicalmente o mercado de trabalho modificando a relação entre excluídos e incluídos, precarizando as condições detrabalho através de novas formas de contrato, diferenciando os trabalhadores, causando com isso, a discriminação entre trabalhadores de diferentes gerações, raça, gênero e etnia.
Para Netto, é preciso ter como referencia a heterogeneidade da classe trabalhadora, para entender a dinâmica social contemporânea. Das mudanças apontadas a nível social existe o surgimento de protagonistas sociais que seapresentam no processo como jovens e mulheres como agentes sociais independentes, que trazem para o espaço público questões da vida privada e outros grupos sociais desprotegidos que nem são vistos como parte da sociedade (mendigo, imigrantes, etc).
As mudanças que vem ocorrendo no âmbito social se caracterizam pela cultura do consumismo que é massivamente propagada através dos meios de comunicaçãopara reforço dos valores hegemônicos burgueses, pelas condições de vida e de trabalho da classe proletária cada vez mais precarizada, o enfraquecimento dos sindicatos, o sucateamento e a processo de privatização da saúde e da educação, o aprofundamento da diferença entre as classes, destruição da natureza para atender os interesses do capital, racismo e xenofobia crescentes, a falta de um projeto desociedade que favoreça os interesses da classe trabalhadora, inclusive, por parte dos partidos.
O individualismo se sobrepõe aos projetos coletivos. Surgem novos movimentos sociais, mas que não se articulam, pois defendem interesses particulares deixando de lado o projeto de classe.
O autor destaca que o Serviço Social, no Brasil, relativamente, se consolida a partir dos anos 90 e destacaalguns pontos: No plano da formação, com a elaboração de um currículo mínimo; o surgimento de inúmeras unidades acadêmicas, sendo um terço delas na região sudeste; Com relação à produção cientifica, a profissão passou a ser uma área reconhecida por órgãos de fomento para receber recurso para pesquisas e suas produções passaram a ter influência em outros países da América Latina; Aumento docontingente de Assistentes Sociais em mais de sessenta mil, representando ganhos não só junto aos organismos estatais, mas também, na experiência associativa enquanto vendedoras da força de trabalho. Esses ganhos eram expressos nos encontros nacionais e congressos (CBAS).
O amadurecimento profissional vem, na entrada da década de 90, nos debates para elaboração da Lei Orgânica da Assistência Social...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Transformações societárias e Serviço Social – Notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil
  • NETTO, J. P. TRANSFORMAÇÕES SOCIETÁRIAS
  • Transformações societárias e serviço social
  • Transformações Societárias e Serviço Social
  • Transformações societárias e o serviço social
  • Serviço social transformações societárias
  • Transformações Societárias e Serviço Social
  • Transformações Societárias e Serviço Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!