Resumo neto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trajetória histórica do Serviço Social: O Movimento de Renovação Profissional






Ditadura e Serviço Social - Uma análise do serviço Social no Brasil pós-64 de José Paulo Neto.


São Paulo: Cortez, 2001.



Este texto é baseado no livro de José Paulo Neto Ditadura e Serviço Social, e analisa a conjuntura brasileira no período da ditadura militar e particularmente suarepercussão no Serviço Social, quando ao alterar as demandas postas à profissão, provocou a diferenciação e redefinição profissional sem procedentes, redimensionou a reprodução da profissão (formação profissional) e, de certa forma, levou a renovação do Serviço Social.
A contextualização do Serviço Social no processo histórico brasileiro inicia por uma breve revisão sobre sua institucionalização econsolidação, que se vincula à criação e ao desenvolvimento das grandes instituições assistenciais, estatais, paraestatais e autárquicas a partir de 1940.


O contexto brasileiro e o Serviço Social de 1930 a 1964


O período situado entre 1930-1945, caracteriza-se pela supremacia da burguesia industrial aliada aos grandes proprietários rurais, a centralização do poder no Estado, ocrescimento do proletariado urbano, em face do modelo urbano-industrial e da capitalização da agricultura, e conseqüente liberação de fluxos populacionais.
Neste contexto, o Estado defronta-se com as demandas de absorver e controlar os setores urbanos emergentes e buscar legitimação política. Adota a política de massa, incorporando parte das reivindicações populares, mas controlando aautonomia dos movimentos reivindicatórios, através de canais institucionais. São instituídas ações normativas e assistenciais como mecanismo de esvaziamento e de controle do potencial de mobilização dos trabalhadores urbanos e com vistas ao rebaixamento dos níveis salariais.
As grandes instituições assistenciais e previdenciárias Surgem buscando responder as pressões dos setores urbanos emdesenvolvimento, constituindo-se em mecanismos de aceleração do processo de desenvolvimento capitalista.
O Serviço Social, nesse momento da conjuntura nacional, é um projeto embrionário, tendo surgido como estratégia de qualificação do laicato da igreja católica em sua ação caritativa e como imperativo da justiça e da caridade, em cumprimento da missão política de apostolado social encontrada naDoutrina Social da Igreja. O Serviço Social emerge no Brasil em um momento em que os conflitos, as contradições e as tensões de classe explodiam com força, obrigando a classe dominante a se posicionar, buscando soluções para conter o proletariado.
O Serviço Social (de origem européia) é implantado como alternativa do poder para conter o avanço da questão social, uma vez que, a repressão pelaforça física (executada pela polícia) não surtia mais o efeito desejado. O Assistente Social foi recrutado para desenvolver um trabalho educativo e organizativo entre os trabalhadores, adequando-os a ideologia do capitalismo, tornando-os submissos e alienados a exploração.
Norteado pelo pensamento da Igreja Católica, o Serviço Social teve em sua formação um conteúdo extremamente conservador, decaráter missionário e evangelizador, com o objetivo de “proteger o operário e sua família das influências nefastas do socialismo e tensões de classe” (IAMAMOTO, 1992), tendências estas, bastantes presentes no Brasil dos anos 20 e 30.
A década de 40 trouxe a consolidação do processo de legitimação e institucionalização do Serviço Social, rompendo o monopólio que a Igreja Católica exercia naformação intelectual dos profissionais. Com a criação das grandes instituições assistenciais e previdenciárias amplia-se o mercado de trabalho e a clientela do Serviço Social, bem como, as bases para sua legitimação frente à sociedade, tornando-se uma atividade institucionalizada. Suas bases de legitimação são transferidas para o Estado e setores empresariais, passando a categoria tipicamente...
tracking img